segunda-feira, 13 de abril de 2009

Anatel publica regulamento para internet via rede elétrica

Foi publicada nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a medida que aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL) no País. A Resolução 527, que libera a adoção da nova tecnologia de internet, cuja prestação é feita pela rede elétrica, define critérios técnicos para o oferecimento do serviço através de comunicação de dados utilizando radiofreqüência na faixa entre 1.705 kHz e 50MHz.

"O Sistema BPL funcionará como um conversor que você ligará na tomada e, a partir disso, terá acesso à internet no seu computador pela captação de dados repassados pela rede elétrica", explica Diana Tomimura, especialista em regulação da Anatel. "Esse equipamento poderá ser ligado em qualquer tomada residencial que forneça energia elétrica para que seja possível navegar no espaço virtual", complementa.

Ainda sem custo definido, a internet via rede elétrica deverá ter, no entanto, um valor semelhante às assinaturas atuais de acesso à web.

"Tendo energia elétrica em casa, será possível ter acesso à internet", argumenta o gerente operacional da ANATEL Marco Antônio de Oliveira Tavares.

"Não será preciso ter linha telefônica para poder ter internet", reforça ainda a especialista Diana.

O BPL já é oferecido na Europa, a exemplo da Espanha, onde é oferecido por companhias especializadas em internet elétrica.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: