Prefeitura vai melhorar rampa do Caledônia para atrair pilotos da região
Os parapentistas de Nova Friburgo, que colorem o céu friburguense em vôos eletrizantes, ganharão um empurrãozinho do Poder Público municipal. O vento leste, que eleva os parapentes às alturas, vai soprar mais adequadamente com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes. A desobstrução da área de decolagem com a retirada de um poste e cabos de eletricidade - na área próxima do acesso ao pico do Caledônia. Além de providências para atender a essa antiga reivindicação dos voadores, a Secretaria também está cuidando de formas para patrocinar o esporte aéreo.
Está nos planos do secretário Frank James Fernandes trazer para a cidade uma etapa do Campeonato Estadual de Vôo Livre, que reúne os melhores pilotos do país. Entre os parapentistas de destaque no município, figura o policial militar do Batalhão Florestal de Nova Friburgo, Robson Roberto, que voa há 14 anos e foi o responsável por implantar o esporte na cidade serrana.
Fundador do Clube Caledônia de Vôo Livre, que já conta com 113 associados, Robson já formou, em sua escola de parapentistas, cerca de 100 novos pilotos de toda região centro-norte fluminense. Habilitado pela Associação Brasileira de Vôo Livre (ABVL), o policial do batalhão florestal, que nas horas vagas sobrevoa seu local de trabalho, é instrutor desde 1998 e se orgulha de fazer parte da história do parapente em Nova Friburgo.
- Temos uma das maiores rampas naturais do país, em termos de altitude, chegando a 1.800 metros acima do nível do mar, no pico do Caledônia. A natureza vista do alto é fantástica. Nova Friburgo fica ainda mais bela lá de cima, elogiou Robson.
Vôo vai unir serra e mar
Robson Roberto quer realizar um vôo inédito no país. O piloto vai decolar de Nova Friburgo, em um paramotor (parapente motorizado), sobrevoando a estrada Lumiar-Casimiro - trecho que integra o circuito Serramar - até pousar na praia Costa Azul, em Rio das Ostras. A travessia requer planejamento e ousadia e Robson quer entrar para a história do município e ver do alto o caminho que o prefeito Heródoto Bento de Mello desbravou a partir da década de 1960, quando projetou a rodovia que interligou vários municípios fluminenses, proporcionando um circuito integrando as mais belas localidades fluminenses de praias e montanhas.
- Este plano faz parte da minha vida há muito tempo. Estou confiante de que, ainda este ano, vou poder realizar meu grande sonho, torce Robson Roberto, que já treina para fazer a façanha com a qual promete fazer história em Nova Friburgo.
Fonte: Guia Nova Friburgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário