terça-feira, 28 de abril de 2009

Marcelo Verly obtém mais uma conquista em favor das mulheres!


Na última semana, o vereador Marcelo Verly (PSDB) visitou as obras que estão ocorrendo no setor de Raio X do Hospital Raul Sertã, visando à instalação do mamógrafo. Na ocasião, Verly foi acompanhado pela secretária geral do PSDB friburguense, Adriana Rosatto.

O mamógrafo foi viabilizado a partir de uma solicitação da Associação das Mulheres Mastectomizadas de Nova Friburgo (Amma), feita em 2006, através do vereador Marcelo Verly e de Adriana Rosatto, ao então deputado federal Márcio Fortes, que incluiu no Orçamento Geral da União uma emenda parlamentar visando tal aquisição.

Após os trâmites burocráticos superados, no início do ano passado o equipamento chegou ao Hospital Raul Sertã, mas lá ficou até o fim de 2008, sem que tivesse havido qualquer iniciativa do antigo governo para colocá-lo em funcionamento.

Atendendo à nova solicitação do vereador Marcelo Verly, desta vez ao prefeito Heródoto Bento de Mello, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou obras para adaptação do mamógrafo em uma das salas do setor de raio X do hospital. Os trabalhos já se encontram em fase de conclusão, tendo sido instalado também, além do equipamento de mamografia, um aparelho de ar-condicionado, necessário ao adequado funcionamento do equipamento, além da alocação de profissionais especializados na operação do equipamento.

Mamógrafo beneficiará mulheres friburguenses e de toda a região

Dados do Inca apontam o câncer de mama como o mais temido pelas mulheres, tanto devido a sua alta frequência, quanto por seus efeitos psicológicos, que afetam a sexualidade e a própria imagem da pessoa. Relativamente raro antes dos 35 anos de idade, o câncer de mama teve sua incidência aumentada de forma rápida e progressiva e representa hoje no Brasil a maior causa de morte entre as mulheres.

Em Nova Friburgo o quadro é igualmente sério, motivo pelo qual o vereador Marcelo Verly se empenhou na obtenção e instalação do equipamento no Hospital Raul Sertã. Desta forma, com o mamógrafo em pleno funcionamento será possível atender a todas as mulheres friburguenses e da região que necessitam deste tipo de atendimento.

"Estou, ao mesmo tempo, feliz com a finalização da instalação do mamógrafo, para que o equipamento possa funcionar e atender a nossa população, mas triste em saber que vários meses foram perdidos na luta contra o câncer em nosso município por conta do descaso do governo anterior. Enfim, agora vamos olhar para frente e torcer para que em poucas semanas o mamógrafo entre em funcionamento", declarou Verly.

Fonte: Informativo do vereador

Nenhum comentário: