segunda-feira, 29 de junho de 2009

1º Fórum de Bem Estar Animal

O evento aconteceu no Teatro Municipal (praça do Suspiro), no último sábado, 27.

O evento teve como sua principal proposta promover a implantação de políticas públicas voltadas para o bem-estar dos animais, através da educação e da conscientização da sociedade civil friburguense. Um dos desafios deste fórum foi a questão da proteção do animal contra os maus tratos e o abandono. Um de seus principais focos foi o debate sobre o conceito de bem-estar animal que, segundo especialistas, refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos, tais como: saúde, felicidade e a longevidade. De acordo com estudos feitos pelo professor John Webster, o animal dever ser livre de fome, sede, desconforto, dor, lesões, doenças, medo, aflição, e que também sejam livres para expressar seus comportamentos.

O fórum teve o objetivo de buscar, junto à comunidade, ong's, entidades afins e autoridades, as soluções estruturais, que equacionem a curto, médio e longo prazo o problema dos animais abandonados no município, através da elaboração de um projeto de lei para a criação de uma Coordenadoria de Bem-Estar Animal, que deverá solucionar de forma ética o problema de animais em meio urbano no município.

O governo engajado na causa

Durante o evento, foram proferidas palestras com o advogado do Rio de Janeiro, especialista em Legislação, Daniel Braga Lourenço, que falou sobre o tema 'Direito à vida'. Conforme frisou, "o importante é abolir as instituições de exploração de animais e não regulamentá-las"; e a coordenadora do projeto Bem Estar Animal de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, Maria da Graça Dutra, que falou sobre controle populacional, guarda responsável e causas e consequências de abandonos. Maria da Graça é formada em História e Geografia, trabalhou como voluntária na Fundação Altarriba Amigos dos Animais, em Barcelona, e tornou-se delegada da mesma instituição no Brasil.

Compondo a mesa, o prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário Geral de Governo, Bráulio Rezende Filho, o secretário municipal de Meio-Ambiente, Ivison Soares de Macedo, o vereador Marcelo Verly, líder do Governo na Câmara, e os palestrantes, Daniel Braga e Maria das Graças Dutra.

Em seu pronunciamento, o prefeito Heródoto Bento de Mello falou de sua preocupação em resguardar a vida dos friburguenses e da importância em preservar o meio-ambiente da cidade.

Heródoto ainda falou da relação homem-animal e os sofrimentos que causamos aos bichos, "um dia, quando formos mais desenvolvidos espiritualmente, entenderemos melhor a natureza e a sua essência. Iremos descobrir os sentimentos de tudo que nos cerca de maneira mais intensa", declarou, sensibilizado, referindo-se ao sofrimento dos animais que morrem para nos alimentar.

Já o secretário municipal de Meio-Ambiente, Ivison Macedo, comemorou: "esta semana foi marcada por dois grandes acontecimentos para o desenvolvimento da qualidade de vida da população. O primeiro foi o início da instalação da rede de coleta de esgotos, a partir de Olaria, e a segunda, a realização deste fórum", destacou, mencionando os dois principais fatos da semana, antes do Governo completar seu primeiro semestre.

Para o vereador Marcelo Verly, que também é presidente da Comissão de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Casa Legislativa, "hoje, através deste evento, iniciou-se um marco de política pública voltada para os maus tratos aos animais em Nova Friburgo".Verly ainda lembrou que "antes, nunca havia se estabelecido um modo acertado, bem elaborado e aprofundado para esta causa apaixonante. Por meio desta iniciativa, vamos rumar para uma cidade que respeita as pessoas e os animais - que são partes indissociáveis da comunidade – promovendo a valorização do ambiente de Nova Friburgo", finalizou, parabenizando a iniciativa do governo municipal.

Instituto Univida apóia iniciativa

De acordo com Carla Freire, funcionária da secretaria municipal de Meio Ambiente e organizadora do evento, "hoje, com a realização deste fórum, foi dado o primeiro passo para a elaboração de um projeto de políticas públicas voltado ao bem-estar dos animais em nosso município", afirmou. Cristina Ribeiro, membro do Instituto Univida de Proteção Animal, fundada em 2007, em Nova Friburgo, foi além: "Foi muito importante envolver toda a sociedade civil neste evento para debatermos essa problemática. Outras idéias que foram lançadas anteriormente eram superficiais e não contemplavam a parte assistencial e educativa, e essas são questões fundamentais para mudar a cultura e a educação de um povo", declarou.

Ainda estiveram presentes ao evento, os secretários municipais de Comunicação Social, Girlan Guilland; de Esportes, Frank James Fernandes; de Preservação Ambiental, Roberto Viana, bem como o vereador Edson Flávio Coelho.

Fonte: www.guianovafriburgo.com/noticia.php?id=1225&cat=2&sub=9

Nenhum comentário: