Na quinta-feira passada, o portal in360 publicou com exclusividade uma matéria sobre a desistência da prefeitura em construir um trem suspenso e o novo projeto do executivo, que seria um trem de superfície. Nossa equipe de reportagem foi às ruas da cidade, para ouvir a opinião da população, que esta dividida quanto a construção do VLT (veículo leve sobre trilhos) e a desistência do antigo projeto.
Muitas pessoas discordaram do projeto: "Acho que tem coisa melhor pra fazer na cidade. As crianças de rua estão jogadas por aí. Elas precisam de assistência. O que adianta, um trem para atrair turista, e a cidade cheia de desempregados e pedintes pelas ruas?" - disse Lecy Botelho, 68 anos, aposentada.
O desemprego também preocupa e há também quem nunca acreditou no projeto.
Quem viveu na época em que Nova Friburgo tinha uma Maria Fumaça pelo centro da cidade, não acredita que a cidade comporte um projeto tão grandioso, como é o caso sr. Carlos Alberto Schimidt, de 65 anos.
Segundo o engenheiro responsável pelo projeto Luiz Cláudio Luz Ferreira, o custo estimado do projeto é de 315 milhões de reais. Ao todo seriam 9 quilômetros de percurso e o trem poderia transportar até 180 passageiros em cada um dos seus 4 vagões. No trajeto do trem não haveria a circulação de ônibus, que ficaria restrita apenas aos bairros. Os ônibus fariam integração juntamente com o trem, através da bilhetagem eletrônica. Luiz, acredita que o sistema não ocasionará desemprego, apesar da extinção dessas linhas. Segundo ele, aumentaria as linhas dentro dos bairros garantindo o emprego dos motoristas e dos trocadores.
A obra deve ser iniciada somente em Julho de 2010, se alguma parceria para fincanciar a obra for fechada, e até o final do governo, em 2012, um trecho do projeto já deve estar concluído.
E você, o que acha dessa mudança no projeto?
Portal in360
Nenhum comentário:
Postar um comentário