Pacientes que fazem tratamento de câncer sofrem com a falta de um Centro Especializado no combate à doença.Os locais mais próximos para a realização das quimeoterapias são o Rio de Janeiro e Petrópolis. A rotina das viagens para o tratamento representa um desgaste a mais para quem sofre com a doença.
No ano passado , Nova Friburgo conseguiu ser incluída no Plano Estadual de Oncologia, tornando-se apta a receber recursos do SUS para tratamento oncológico.
Em fevereiro de 2008, a Câmara dos vereadores de Nova Friburgo, aprovou uma lei que autoriza a instalação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. A secretaria municipal de Saúde do governo passado conseguiu aprovar também a implantação do serviço no Conselho Municipal de Saúde.
O local para o Centro de Oncologia já está definido: técnicos do estado aprovaram a estrutura do Raul Sertã para esse fim.
No entanto, ainda falta realizar a licitação para para a construção do anexo no hospital e para a contratação da empresa que irá trazer os equipamentos e os técnicos.
O atual secretário de saúde do munícipio, Oswald Dantas, já definiu novos membros para a comissão de licitação.Ele diz não ter como estipular um prazo para o ínicio dos serviços, mas promete uma solução em breve.
Portal in360
Nenhum comentário:
Postar um comentário