terça-feira, 2 de junho de 2009

Projeto Roça 2.0, um plano piloto para todo o país

O projeto consiste em instalar internet via satélite em todas as escolas da área rural do município, através do sistema Gesac.

O Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação, já desenvolve o Pro-Info - Programa Nacional de Informática na Educação. Porém, o pioneirismo da iniciativa friburguense visa atrelar dois programas federais voltados à educação.
Além do Pro-Info, também será implantado o programa Escola Ativa, visando a melhoria da qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das unidades escolares do campo. Estas duas iniciativas atenderão a todas as escolas municipais da zona rural de Nova Friburgo. Esta iniciativa fará da cidade município-piloto para a implantação de ambos os programas do Ministério da Educação para todo o restante do país.

Ampliando horizontes
Evitar o êxodo rural, possibilitar o conhecimento aos alunos que vivem nas áreas mais afastadas do centro urbano, proporcionando melhores condições de vida e oferecendo acesso à internet como ferramenta de trabalho dos estudantes e, consequentemente, para as famílias rurais, é mais um dos grandes desafios para a secretária municipal de Educação, Ledir Porto.

Unidades com poucos alunos Permitirá internet à comunidade
Atualmente em Macaé de Cima, já existem duas escolas municipais com acesso à internet – E.M. Monsenhor José Antônio Teixeira com 42 alunos e a E.M. Francisco Ouverney, com 12 estudantes.

O projeto friburguense Roça 2.0 vai atender a 34 escolas com turmas multisseriadas, das antigas primeira à quarta séries do ensino fundamental, num total de 840 alunos. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é de expandir este projeto para mais 23 escolas municipais fora da área rural, ainda este ano. Portanto, a meta será atender a 51 escolas municipais contempladas com laboratórios de informática que possibilitarão a 8.059 alunos ter contato com o mundo virtual.

Escolas abertas nos fins de semana: uso de computadores
O Ministério da Educação entrará com a aquisição e instalação de antenas de transmissão de Internet, via satélite nas escolas rurais e a instalação de cinco computadores para cada escola envolvida no projeto. Disponibilizará, ainda, recursos financeiros para custeio de pessoal, a fim de manter as escolas funcionando nos finais de semana – Programa Escola Aberta. Já a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo custeará a aquisição e instalação de sistemas de segurança nas escolas escolhidas para o projeto, além de ampliação ou construção de salas nas escolas participantes; aquisição e instalação de mobiliário adequado ao funcionamento do projeto, além da divulgação do projeto para as comunidades envolvidas.

A implantação do projeto só foi possível pelo empenho da secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, filha da secretária municipal Ledir Porto.

As 34 escolas contempladas pelo Roça 2.0
Escola Municipal Bonaventure Bardy, no Alto do Stucky; E.M Laper Lyra Fagundes, em Santiago, distrito de Lumiar; Ribeirão das Voltas, em Ribeirão das Voltas; Bocaina dos Blaudts, no distrito de São Pedro da Serra; Nossa Senhora de Fátima, em Benfica, Lumiar;Cascata, na estrada Serramar; Manoel Antonio Sodré, em Santa Luzia; Boa Esperança, em Boa Esperança; Galdinópolis, na localidade de mesmo nome; Rio Bonito I, localizada em Rio Bonito; N.Sra. de Nazareth, no Sítio Três Barras; Rio Bonito, na localidade de Sansão, também no distrito de Lumiar; Professora Alair Campos Ouverney, na Cabeceira do Rio Bonito; Ernesto de Souza Cardinot, em Cardinot; Thedin Aor na Fazenda Floresta, distrito de Campo do Coelho; Jardim de Infância Herondino José da Rosa, em Conquista; João de Almeida, em Três Cachoeiras, distrito de Campo Coelho; Flor do Ipê, em Pilões, São Lourenço; Francisco Ouverney, no Córrego do Macuco, em Macaé de Cima; Monsenhor José Antonio Teixeira, na Mirandela, também em Macaé de Cima; Horst Garlipp, na Fazenda São João, em Macaé de Cima; Sítio dos Affonsos; Fazenda Branca, na localidade do mesmo nome, no distrito de Amparo; Luiz Fonseca, na Janela das Andorinhas; Luiz Mendes de Moraes Neto, na adutora do Rio Grande; José Eugênio Muller, Alto das Braunes; Mario Calderaro, em Vargem Alta; Manoel José Nogueira Peixoto, também em Vargem Alta; Alípio da Silva Brancona, na localidade de Stucky; Celcyo Folly, na Parada Folly, em Amparo; Henrique Carlos Heckert, no Alto do Schuenck, também no distrito de Amparo; Tuffy Mucci Daher, no Morro das Contas e Lina Rosa dos Santos, no Alto do Catete.

Fonte: SECOM

Um comentário:

maya disse...

parabens Martha tenho muito orgulho de voce.vc e uma otima diretora bj maya