Na próxima segunda - feira, dia 29 de junho, terão início as mudanças no trânsito na Praça Marcílio Dias - Paissandú, após estudos realizados pela Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo - Autran. A partir das 8 horas, será invertido o sentido de direção das Ruas Comandante Ribeiro de Barros, antiga Rua do Arco, Leuenroth e Pastor Meyer, visando uma melhoria na fluidez do trânsito no entorno da Praça do Paissandu e arredores.
Os veículos que chegarem à praça pelo Viaduto Governador Geremias de Mattos Fontes ou pela Avenida Conselheiro Július Arp, tendo como destino a Avenida Alberto Braune (na altura da sede da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo), o Cordoeira e adjacências, deverão acessar a Rua Comandante Ribeiro de Barros, que terá a mão invertida. Do outro lado, quem estiver na Avenida Alberto Braune e deseja chegar à Praça, para dali se dirigir a outros pontos da cidade, como os bairros de Olaria e Cônego, deverá passar pela Rua Leuenroth.
Também o ponto de ônibus da Rua Comandante Ribeiro de Barros será transferido para a Rua Leuenroth, sendo que nesta via será terminantemente proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados. O ponto existente no final da Avenida Alberto Braune será desativado e os ônibus que fazem parada ali passarão a utilizar o que já funciona em frente à antiga rodoviária Leopoldina, sem prejuízo das linhas.
As linhas de ônibus que retornam hoje pelo Centro, vindas do Bairro Cordoeira, deixarão de passar pela Rua Comandante Ribeiro de Barros, e utilizarão a Rua Duque de Caxias, seguindo em direção à Rodoviária de Integração Cesar Guinle, na Praça Getúlio Vargas.
Com as mudanças, apenas um sinal de trânsito será mantido na rotatória. O equipamento existente em frente à Rua Leuenroth será deslocado para o início da subida do viaduto Governador Geremias de Mattos Fontes, sentido Perissê, para a travessia de pedestres. O sinal em frente à Rua Comendador Ribeiro de Barros funcionará inicialmente de forma automática, com tempo máximo de 15 segundos fechado para o fluxo de veículos. Em breve, tal sinal será do tipo botoeira – ou seja, os pedestres terão de acioná-los quando quiserem atravessar a pista.
Outra novidade diz respeito às vagas para estacionamento, que deixarão de ser em sistema espinha de peixe e passarão a ser longitudinais, a fim de abrir mais espaço para o fluxo de veículos. E, na área entre as ruas Comendador Ribeiro de Barros e Leuenroth, só haverá duas vagas: uma de farmácia e outra para embarque e desembarque de passageiros.
O sentido de direção também será invertido na Rua Pastor Meyer. Os motoristas, ao chegarem à Avenida Galdino do Valle Filho, junto à Igreja Luterana, terão que contornar a Praça Marcílio Dias se tiverem a Avenida Comte Bittencourt como destino. As jardineiras que hoje fecham o acesso direto à avenida, na altura do Edifício Itália, serão mantidas. Este trajeto, passando em frente à Igreja Luterana, também será opção para quem estiver na Rua José Tessarolo dos Santos, antiga Rua Baronesa, usando o Recanto Trajano de Almeida Filho.
Segundo o diretor operacional da Autran, Conrado Sichel, esta mudança também será benéfica, principalmente no horário de saída dos colégios. Apesar de os motoristas terem que contornar a praça, mesmo se quiserem ir para o Centro, a inversão de mão na Pastor Meyer acabará com o cruzamento perigoso hoje praticado pelos motoristas na Marcílio Dias. Parte do ponto de ônibus desativado existente na entrada da rua foi cortada, facilitando o acesso dos veículos à Pastor Meyer.
As obras na Praça Marcílio Dias são fruto de uma parceria entre a Prefeitura, através da Autran e das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, e a Concessionária Rota 116.
O superintendente da Autran, cel. Hudson de Aguiar Miranda, determinou um reforço na equipe de agentes da autarquia na área da Praça Marcílio Dias, a partir da próxima segunda-feira, a fim de orientar os motoristas e evitar complicações no trânsito em função das mudanças. Segundo ele, estas primeiras intervenções serão fundamentais para melhorar o fluxo de veículos em toda a cidade.
“Nossa expectativa é de que o trânsito passe a fluir melhor em toda a área central da cidade e adjacências com tais alterações. E outras pequenas intervenções serão realizadas, com todo o planejamento e estudo necessários, a fim de que as retenções tenham fim em nossa cidade”, explicou o comandante da Força Tarefa de Ordem Urbana de Nova Friburgo. Os engenheiros da Autran estão fazendo estudos para reduzir também os engarrafamentos no principal corredor viário do município, entre o Centro e Conselheiro Paulino.
SECOM
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