sábado, 15 de agosto de 2009

Arraiá de São Vicente

Festa da Casa dos Pobres São Vicente de Paulo (Rua General Osório 377, Centro), que tem barracas de doces e salgados, brincadeiras, forró e dança de quadrilha neste sábado, 15, e domingo, 16. A festa acontece a partir das 14h deste sábado. Além das barracas e muitas guloseimas típicas das festas do interior, haverá quadrilha dos acolhidos, sob a supervisão de Inês Sasel. A música será entremeada com o leilão. Apresentam-se Wanderson & Charles, tocando forró, Toninho do Forró e a quadrilha dos amigos. Tem este nome porque basta os frequentadores da festa vestirem a roupa caipira e dançarem com os amigos presentes. É uma boa oportunidade para quem há muito não dança quadrilha e relembrar os bons tempos.

No domingo o Arraiá de São Vicente tem início ao meio-dia com o almoço, a ser servido até às 15h. O prato é yakissoba, além das guloseimas típicas. As crianças podem participar da festa e para elas a atração será a cama elástica da equipe Alegria de Brincar. Entre um leilão e outro animam a festa no domingo a Quadrilha Anjos do Paraíso, sob a supervisão de Terezinha, e o grupo Os Bartiras.

Mais informações sobre o Arraiá de São Vicente pelo telefone 2522-1338.


Saiba um pouco mais sobre a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo

A Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, fundada em 28 de maio de 1933,vem realizando há 76 anos um belíssimo trabalho voluntário em Nova Friburgo. A instituição, uma das mais antigas na cidade, é fruto da dedicação das irmãs da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que se dedicam integralmente às atividades e responsabilidades da casa.

O abrigo começou os trabalhos acolhendo os idosos da cidade, porém, com o passar do tempo, a vocação da casa foi se direcionando também para os portadores de necessidades especiais.

Atualmente, as nove irmãs vicentinas acolhem 165 assistidos, que são divididos por setores (quatro no total) para melhor organização da casa. Os grupos de idosos são separados por homens e mulheres, assim como os portadores de necessidades especiais.

A manutenção da entidade é realizada através de doações: agasalhos, mantimentos e outros. Cerca de 50 % das despesas são garantidas com as doações da população. A Casa dos Pobres também angaria fundos através de atividades extras, como a realização de bazares e festas. O bazar da instituição é realizado duas vezes por semana: segunda e quarta-feira.

Maiores necessidades

Mesmo sendo uma instituição filantrópica conhecida dentro e fora do município, a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo passa por dificuldades e necessidades.

Atualmente, o estoque de mantimentos como arroz, aveia e leite está baixo, necessitando ser reposto, além de produtos de limpeza, entre outros, que são utilizados diariamente na manutenção da casa.

A instituição também necessita de doações para o bazar, que rende recursos importantes para o custeio da entidade. Além disso, as pessoas podem colaborar doando livros para a biblioteca - que foi inaugurada com 3.369 unidades - mas que tem espaço para muitos mais.

Outra forma de colaborar é sendo voluntário, ou seja, dedicando um espaço de seu tempo para os amigos da Casa dos Pobres.

Como ajudar?

Quem quiser colaborar com a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo pode entrar em contato com as irmãs vicentinas, através dos telefones 2522-13-38 ou 2522- 4646. Para as pessoas ou escolas interessadas em utilizar a biblioteca, basta entrar em contato com as irmãs e agendar uma visita.

Nenhum comentário: