Com a liberação de recursos no BNDES, o governo estadual está disposto a construir a Delegacia Legal de Nova Friburgo e também está, digamos, tentando empurrar a Casa de Custódia.
Parte dos friburguenses apoia o projeto; outra parte não quer ver a Casa de Custódia nem pintada de ouro.
Fonte: AVS
Uma observação importante ao leitor: Casa de Custódia e Presídio NÃO SÃO a mesma coisa.
A carceragem da Vila Amélia nada mais é do que uma casa de custódia, que precisa ser ampliada. Se não for ampliada, vai acabar ocorrendo o que está ocorrendo no Sul do país: não poderá deter mais ninguém.
Uma vistoria feita na carceragem da 151ª DP constatou o óbvio:as péssimas condições físicas e a superlotação de presos.
Com capacidade para 65 custodiados, as celas da Delegacia de Polícia de Nova Friburgo abrigavam exatos 157 presos até o dia 27 de maio, quando foi feita a vistoria.
O Presidente da OAB de Nova Friburgo,CARLOS ANDRÉ RODRIGUES PEDRAZZI, em carta aberta à sociedade, colocou muito bem a questão, que repasso aos leitores alguns trechos:
"É bom que fique patenteado de uma vez por todas que casa de custódia não é presídio.
A bem da verdade, o réu se encontra detido na Casa de Custódia à disposição da Justiça, aguardando julgamento, devendo comparecer às audiências quando convocado pelo juiz.
Prolatada a sentença, dois caminhos restariam ao custodiado: ou sua liberdade, ante sua absolvição, ou o seu encaminhamento ao presídio, no Rio de Janeiro, em caso de condenação, ingressando aí sim no chamado sistema carcerário.
Muitos ponderarão: “ora, isso não é um problema meu...dane-se o criminoso se eventualmente praticou um crime, tem que pagar por isso...”
Mas cabe aqui uma reflexão: uma eventual detenção pode acontecer, sim, com qualquer um de nós e não apenas com aqueles chamados de criminosos ou na linguagem popular, de bandidos. O que dizer daqueles que diante da roda gigante da vida passam a enfrentar dificuldades econômicas e deixam de pagar pensão alimentícia de seus filhos e por conta disso são presos e levados à custódia da Vila Amélia? Ou, então, daqueles que, depois de ingerirem bebida alcoólica, dirigem alcoolizados e acabam praticando um delito ou daqueles que, numa situação eventual, acabam participando de uma confusão, de uma briga, agredindo fisicamente a outrem, cometendo lesão corporal?
Não desejamos a vinda de um presídio para Friburgo. Essa não é a proposta da OAB."
A vinda de um presídio para Nova Friburgo, certamente, não é a vontade de nenhum friburguense, mas Nova Friburgo necessita sim, da ampliação e/ou construção de uma nova Casa de Custódia, pois a que possuímos atualmente é uma verdadeira bomba-relógio, que coloca não só em risco, os próprios detentos, como a segurança dos cidadãos friburguenses de bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário