segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EM HONRA A JEAN BAZET E AO ANO DA FRANÇA NO BRASIL

Nova Friburgo passará a hastear também a bandeira francesa ao lado dos pavilhões de dez países colonizadores

O prefeito Heródoto Bento de Mello recebeu com bastante entusiasmo a notícia da decisão unânime da Câmara Municipal, na noite da última quinta-feira, 20, em adotar o nome do francês Jean Bazet em seu plenário. Médico contratado para acompanhar a leva de pioneiros imigrantes suíços, em 1819, ele também foi o primeiro administrador da então colônia do Morro Queimado - vereador e Presidente do Legislativo à época em que a Casa era ainda o Poder Executivo local.

A iniciativa dos vereadores, por proposição do líder da bancada do Governo, Marcelo Verly, motivou o prefeito Heródoto a oficializar o hasteamento da bandeira da França nas panóplias locais, ao lado dos pavilhões Nacional, do Estado do Rio, do Município e dos demais dez países dos povos colonizadores: pan-africanos, portugueses, suíços, alemães, italianos, espanhóis, austríacos, húngaros, libaneses e japoneses. Nova Friburgo é um dos poucos municípios brasileiros que hasteia oficialmente tantas bandeiras de países amigos.

- Aproveitando que estamos no Ano da França no Brasil, vamos prestar essa homenagem aquele País e também ao nosso primeiro médico e prefeito Jean Bazet, de ascendência francesa. – disse o prefeito, que está de viagem marcada para o País europeu, a partir da segunda semana de setembro. A convite da Câmara de Comércio França-Brasil, o chefe de executivo friburguense vai tratar de assuntos relacionados ao projeto do trem VLT.

O prefeito aproveitou para parabenizar os vereadores pela decisão que julgou acertada: “A Câmara fez justiça com a história de Nova Friburgo; reparou um feito de quase 200 anos e deu um exemplo de que temos que prestigiar, em nossos prédios públicos, os nomes daquelas personalidades que têm ligação direta com o nosso município. Nada de nomear os prédios municipais e logradouros, por exemplo, em homenagem a quem nada tem a ver diretamente com o nosso município”. – defendeu.

Os nomes anteriores, tanto do plenário (Tancredo Neves) quanto da tribuna (senador Teotônio Vilela), esta que passou a denominar-se Laura Milheiro de Freitas, ex-vereadora e ex-prefeita, homenageavam dois políticos de expressão nacional, mas que nunca estiveram no município. “Não temos nada contra ambos; pelo contrário, como políticos e homens públicos merecem toda a nossa consideração e respeito, mas certamente eles nem chegaram a conhecer nosso município”. - justificou o prefeito.

SETE DE SETEMBRO

Provavelmente, o primeiro hasteamento da bandeira da França em Nova Friburgo será oficializado no dia sete de setembro, feriado nacional pelo Dia da Independência e da Pátria. Como tradicionalmente ocorre nesta data, haverá o desfile cívico militar, com início às 9h (cerimonial à bandeira), em frente ao Palácio do Governo, na avenida Alberto Braune.

Além da iniciativa de adotar a bandeira francesa nas panóplias do município, o prefeito Heródoto também foi pioneiro, na década de 1980, ao fazer de Nova Friburgo o primeiro município do País a hastear o pavilhão pan-africano, concebido pelo ativista negro jamaicano Marcus Garvey, numa homenagem à representação afro-descendente radicada no Município.

Nenhum comentário: