quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FARMÁCIAS SOB NOVAS REGRAS

A Anvisa acaba de instituir novas normas para as farmácias de todo o Brasil. Elas têm até fevereiro do ano que vem para se adaptarem e seguirem as novas regras, sob pena de multas.

Pelas novas regras, apenas os funcionários das farmácias terão acesso direto aos medicamentos, ou seja, todos os medicamentos, até mesmo os analgésicos mais comuns, terão que ficar atrás do balcão, com acesso exclusivo dos funcionários. Somente medicamentos fitoterápicos e produtos como água boricada e glicerina poderão estar ao alcance dos consumidores.

As farmácias também não poderão mais vender produtos que não sejam relacionados à saúde. Estão liberados cosméticos, perfumes, determinados alimentos, como aqueles para dietas como restrição de nutrientes, produtos para bebês (mamadeiras e chupetas, por exemplo), de higiene pessoal e para diagnóstico in vitro, entre outros. Está proibida a venda de balas, chicletes e bebidas alcoólicas. Continua permitida a medição de pressão, temperatura, taxa de glicose, aplicação de medicamentos e furar orelha para a colocação de brincos. As farmácias ainda deverão alertar, com cartazes, sobre os riscos da automedicação.

Fonte: AVS

Nenhum comentário: