sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Gripe A: agora já são 24 casos suspeitos na cidade

De acordo com os dados anunciados ontem, 6, o município já registra 24 casos suspeitos da nova gripe provocada pelo vírus Influenza A - H1N1. O quadro indica que a doença vem avançando e que a contaminação de pessoa para pessoa (autóctone) já é uma realidade no município.

Até a semana passada, os casos suspeitos da nova gripe eram três, número que saltou para 16 na quarta-feira e ontem chegou a um total de 24 aguardando confirmação laboratorial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que concentra os exames.

Oficialmente, o município contabiliza apenas cinco casos confirmados da gripe A, número que continua o mesmo desde o início de julho.

A falta de dados atualizados sobre o número de pessoas que contraíram a doença em Nova Friburgo também vem provocando uma série de informações desencontradas e boatos como a da grande quantidade de pessoas internadas nos hospitais públicos e particulares do município, vítimas da nova gripe.

O medo da doença vem provocando uma corrida às farmácias da cidade em busca de álcool gel, produto indicado pelos infectologistas para desinfetar as mãos e reduzir os riscos de contaminação. Muitas pessoas, principalmente as mulheres grávidas e os profissionais do setor de saúde, também têm recorrido às máscaras cirúrgicas para se proteger contra o vírus H1N1. O uso do acessório vem sendo adotado inclusive por alguns profissionais que trabalham em contato direto com o público e por quem aguarda atendimento nas emergências dos hospitais do município.

Fonte: AVS

Nenhum comentário: