quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Inauguração de núcleo de montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos traz ministro Carlos Minc ao município

O primeiro núcleo de montanhismo do Estado do Rio de Janeiro será inaugurado neste sábado, 22, às 10h, no Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas. Além do prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello e do secretário municipal de Preservação Ambiental, Roberto de Gouvêa Vianna, já confirmaram presenças, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luis Firmino e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, também do Inea, André Ilha, além dos prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda e de Teresópolis, Jorge Mario Sedlacek.

O evento será marcado por uma caminhada, guiada por profissionais do parque pela trilha ‘Cabeça do Dragão’, de onde se avistará o chamado “Vale dos Frades”, na região limítrofe com o município de Teresópolis.

A sede do núcleo de montanhismo fica na antiga fazenda “Vale dos Deuses”, a primeira propriedade a ser desapropriada pelo governo estadual para se tornar uma unidade de conservação de proteção integral do Estado. Na sede, será instalada toda a infra-estrutura necessária para assistência aos trilheiros e usuários do parque.

De acordo com o chefe da unidade do núcleo de montanhismo, Theodoros Ilias Panagoulias, “a implantação desta sede (que irá funcionar de terça a domingo, das 8h às 18h) é de suma importância para todos, não só os aventureiros, mas também para a comunidade local, porque poderá desenvolver mais o comércio, dando um aporte maior aos turistas que vierem visitar a área do parque”, concluiu.

O Parque Estadual dos Três Picos foi ampliado com mais 12.440,90 hectares, abrangendo parte dos municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, por meio do Decreto nº. 41.990, assinado pelo governador Sérgio Cabral e publicado no Diário Oficial da última quarta-feira, 12 de agosto.

Sobre o decreto

De acordo com o site do Inea, “a iniciativa tem por objetivo assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no Corredor da Serra do Mar da Mata Atlântica, bem como recuperar áreas degradadas ali existentes e preservar montanhas, cachoeiras e demais paisagens notáveis contidas em seus limites”.

Segundo o decreto estadual, ficou estabelecida como utilidade pública, para fins de desapropriação e implantação do Parque Estadual dos Três Picos, a área delimitada, sendo vedados empreendimentos, obras e quaisquer atividades que afetem sua integridade ou destinação.

Ficam asseguradas, se necessário, a ampliação e a pavimentação das rodovias RJ-166 e RJ-126, observando, neste caso, o disposto no Decreto Estadual n° 40.979, de 15 de outubro de 2007.

SECOM

Nenhum comentário: