O secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, esteve em Nova Friburgo nesta segunda (10/8) no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para apresentar as medidas à sociedade médica as medidas adotadas para combater a gripe tipo A (H1N1).
Durante o encontro, a coordenadora de infectologia da Superintendência de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, Marisa Santos, apresentou dados referentes a proliferação da nova gripe nas diversas cidades do estado. Segundo os dados, na região serrana foram registrados entre os dias 27 de julho a 10 de agosto, 1.187 atendimentos no programa Disque Gripe. As maiores cidades da região apresentaram os seguintes números: Nova Friburgo 119 ligações, 160 ligações provenientes de Teresópolis e em Petrópolis 561 chamadas recebidas.
A Fundação Municipal de Saúde registrou até o momento no município, 42 casos suspeitos. São doze crianças (sete delas estão fazendo uso de medicamentos). No município cinco casos da doença foram confirmados e seis foram descartados.
O secretário Sérgio Côrtes disse que a decisão de suspender o início das aulas foi tomada para preservar a saúde de professores, funcionários e alunos das instituições escolares. “Faremos uma reunião na próxima quarta-feira no Rio de Janeiro para estudarmos a questão”
Em Nova Friburgo, a secretaria de educação informou que as aulas na rede municipal serão reiniciadas no dia 17 de agosto. A princípio a previsão era que os alunos voltassem aos estudos no dia 10 de agosto.
O Secretário Estadual de Saúde destacou que as gestantes precisam receber uma atenção maior das autoridades sanitárias. Segundo ele, a doença se propaga com maior rapidez nas mulheres grávidas.
O modo de atendimento ao paciente, a forma de tratamento, a eficácia da medicação, a descoberta de uma vacina para combater a doença e os novos protocolos estipulados pela Organização Mundial da Saúde, foram questões discutidas durante a apresentação.
Fonte: Friweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário