segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Violência contra a mulher em Nova Friburgo

Na semana foram registrados na 151ª DP de Nova Friburgo, treze casos de violência contra a mulher. Entre os registros, havia o de uma menina de apenas 13 anos de idade, estuprada por um menor de 17 anos. Agressões físicas, sexuais, psicológicas, ameaças, casos de difamação, entre outros, ainda são frequentes, apesar de todos os direitos conquistados pela mulher no decorrer dos anos.

Nova Friburgo conta com o CREM - Centro de Referência da Mulher - um órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, criado com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, que tem como principal compromisso contribuir para a melhoria de vida das mulheres friburguenses e da região, com o apoio da Lei 11.340/06 -Lei Maria da Penha.

A instituição conta com o trabalho de "acolhedoras" que têm como função, detectar a gravidade da situação das recém-chegadas. Em seguida, a vítima é encaminhada para a assistente social, Renata Amaral, que realiza os relatórios com todos os detalhes acerca do caso, da vítima.

Através do aconselhamento e acompanhamento jurídico, responsabildade de Rosângela Cassano, as mulheres atendidas são devidamente informadas, preparadas sobre os procedimentos de praxe, já que, em decorrência dessa experiência de violência, a maioria tem seu primeiro contato com o sistema de justiça e de segurança pública.

A psicóloga Patrícia Coelho ratifica a relevância da implantação de um atendimento voltado não apenas às mulheres vítimas de maus tratos, mas, também aos agressores. "Podemos observar, como grande parte dos autores deste tipo de violência tem um histórico de vida marcado por agressões, ou seja, muitos presenciaram seus pais, padrastos e, ou, pessoas próximas, cometerem atos semelhantes, o que resulta na naturalização de tal postura".

Segundo as estatísticas, a maioria das vítimas é branca, católica, costureira e possui o ensino fundamental incompleto.

Mas, se engana quem pensa que apenas mulheres das camadas mais baixas da população sofrem com a violência. Há muitas vítimas das classes sociais mais elevadas e que, por vergonha, costumam recorrer ao Tecle Mulher, um serviço, via internet, de orientação e apoio às mulheres vítimas de violência. A maioria não tem coragem de pedir ajuda em um centro como o CREM, por exemplo.

O Centro de Referência da Mulher desenvolve projetos que objetivam auxiliar e fortalecer as ações já desenvolvidas pela instituição. Entre estes projetos, o "Grupo de Reflexão" realiza reuniões, atendimentos em grupo, que acontecem quinzenalmente e são ministrados pela psicóloga e pela assistente social.

O CREM oferece atendimento de forma qualificada, respeitosa e não julgadora e trabalha com a mulher o plano de segurança pesoal, para que possa adquirir técnicas e estratégias de proteção de sua integridade física e mental.

O Centro de Referência da Mulher de Nova Friburgo fica localizado na Avenida Alberto Braune, 223, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2 2525 9226 e pelo e-mail: cremnovafriburgo@gmail.com

Fonte: Friweb

Nenhum comentário: