Quem mora nos povoados próximos ao distrito de Nova Friburgo, fica isolado do mundo, pois não tem acesso à telefonia móvel nem fixa.
A toca da onça é um dos 11 povoados do distrito de lumiar que não possui linha telefônica. Quem passa pela rodovia RJ 142, encontra apenas um telefone público. A diretora de uma escola Ana Cristina fala sobre o que acontece se o carro quebrar na estrada.
Para os moradores destas regiões o telefone faz muita falta, coisa que a maioria das pessoas nem percebe.
No centro do distrito existem linhas telefônicas, mas as pousadas mais distantes, ficam sem comunicação. Situação que prejudica o funcionamento das empresas. O empresário Roberto Pagnoncelli fala sobre como é a situação de ficar sem telefone, no que isso atrapalha.
Roberto conta que, há dois anos, eles lutam pela instalação de linhas telefônicas na região. Em maio de 2007, toda a comunidade participou de um abaixo assinado que foi enviado à companhia de telefone. Sem sucesso, em setembro de 2007 foi feita uma nova tentativa. A Assembléia Legislativa do Estado do Rio fez uma solicitação por escrito que também não teve resultado. A última ação foi junto ao Ministério Público que indeferiu o pedido.
Além de prejuízos nos negócios, a falta de telefone também gera insegurança para os moradores e até para os turistas.
No principal ponto turístico do distrito de Lumiar, o encontro dos rios chega a receber até 2 mil turistas, só que por aqui, não há nenhum telefone público e nem particular para pedir socorro em casa de emergência. Isso preocupa os comerciantes Claudir Pereira Klein e Adilce Ouverney Klein.
A Telemar informou que obedece às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações. E que oferece telefonia pública nas localidades com população acima de 100 habitantes. A empresa disse que oferece também acesso individual nas áreas com mais de 300 habitantes.
A equipe do RJ TV entrou em contato com o Ministério Público, mas foi informado que só teria resposta na parte da tarde e com o número do processo em mãos. E ainda, que só falaria sobre este assunto pessoalmente.
Portal in360
Apesar de ter alcançado a mídia nacional, através da música Lumiar, de Beto Guedes em 1977, os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra sofrem não só com a falta de telefone. A infra-estrutura, infelizmente, é modestíssima:
1.Não possui táxi.Somente em Mury que é o começo da estrada para Lumiar .Nesta área tem o ponto de táxi de Mury(22)2542-1003);
2)Não possui Bancos, nem mesmo os 24 horas;
3)Não possui atendimento médico 24 horas.Só durante horário comercial nos dias de semana;
4)A maioria dos estabelecimentos não possuem cartões de crédito;
5)Só funciona celular da Vivo ou Claro porém em poucos lugares(mais em Lumiar);
6)As farmácias são precárias e só funcionam até as 20 horas;
7)Infelizmente a maioria dos estabelecimentos comerciais só funcionam durante os fins de semana.Somente as pousadas funcionam 24 horas e mesmo assim algumas só mediante reserva;
8)Exite um posto policial em Lumiar.
9)Há somente posto de correios em Lumiar (ao lado do campo de futebol) e S.Pedro da Serra(na pracinha).
l0)Posto de gasolina somente na entrada de Lumiar e até as 22 horas(não possui gás para os carros a gás);
11)Lumiar fica a 30 km do centro de Nova Friburgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário