domingo, 25 de outubro de 2009
Juiz Ronaldo Leite Pedrosa
Segundo informa a TVC News, O juiz Ronaldo Leite Pedrosa, faleceu agora a noite.
Ronaldo Leite Pedrosa era atualmente juiz titular do Juizado Especial Criminal (Jecrim) e do primeiro Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Nova Friburgo,além de professor de Direito na Universidade Estácio de Sá.
O juiz Ronaldo Pedrosa, também foi mestre e doutorando em direito público, ex-escrivão de polícia, professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), defensor público, promotor, ex-escrivão de polícia e autor de quatro livros.
Aos familiares, amigos e alunos, os nossos sinceros sentimentos!
Marcadores:
.Arquivos 2008 / 2009
37 comentários:
Amigo, colega da Pós Graduação, Professor, excelente juiz, pessoa maestralmente agradável.
Saudades para sempre.
Todos nós da Estácio sentiremos a ausência de um dos mais profundos pensamentos jurídicos.
De seu amigo
LCP.
Estou arrasado, só queria registrar aqui: Professor, teus esforços não foram em vão. Nós, teus alunos, carregamos um pedaço do senhor aqui conosco. Sentirei tua falta. Direito Penal nunca mais será o mesmo para mim.
O que dizer nesse momento? Apenas, vá com DEUS. AQUELE que sempre lhe conduziu. Como viveremos sem sua sabedoria e companheirismo? ELE se encarregará de nos confortar e levar adiante. Em especial a Sra.Piedade, escolhida para lhe dar a vida, mas infelizmente, não pode eternizá-la e ao Sr. Romualdo, seu pai, grande homem. Às meninas, Flavia Marcela e Isabela Mayara, que aos meus olhos, jamais crescerão, FORÇA.... a luta é grande, mas vocês vencerão. Enfim, a todos os familiares. SADADE ETERNA da madrinha,comadre, amiga, irmã de coração. maria leonor dos reis josé, delegada de polícia.
A partida prematura do querido colega e amigo deixa um vazio imenso no coração de todos que, como eu, tivemos a honra de compartilhar de seus conhecimentos, de sua solidariedade e amizade.
À querida Leila, que tenha forças para superar esse momento com toda força e fibra que Deus lhe deu.
Mauro Nicolau Junior
Seus ensinamentos, seja como Magistrado, Professor ou pessoa humana jamais serão esquecidos! Neste dia temos a certeza da transcendência de suas lições; descanse em paz, Ronaldo Leite Pedrosa!
José Cláudio Marques Barboza
José Cláudio M. Barboza Jr.
O Direito brasileiro perde um grande jurista.
Meus sinceros votos de pesar.
Filipe Schitino
Advogado
Um grande homem, um grande jurista, uma grande perda... Por aqui, ficamos mais tristes.
Minha homenagem ao eterno Professor e Juiz de Direito - Dr. Ronaldo Leite Pedrosa:
Faço minhas as palavras do imortal Machado de Assis:
"DIGNO DE INVEJA Á AQUELE QUE TRANSPONDO O LIMITE DA VIDA, DEIXA ALGO DE SI NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO DOS HOMENS".
Do seu sempre aluno e admirador - Nestor Luiz Cardozo Lopes.
MAGISTRADO DE CONDUTA EXEMPLAR, MESTRE QUERIDO, ENFIM UMA PESSOA MARAVILHOSA!!! QUE PERDA PARA A MAGISTRATURA E PARA NOSSA ÁREA DO DIREITO E DA VIDA
Realmente uma grande perda para Nova Friburgo e para o meio jurídico... mas seus ensinamentos permanecerão no dia-a-dia de quem teve a oportunidade e a honra de aprender com sua sabedoria!
Aos familiares... meus sinceros sentimentos, que Deus lhes dê forças neste momento tão triste!!
Ao eterno professor... DESCANSE EM PAZ!!!!!
Michelle Moreira de Almeida
Concerteza uma grande perda...Mestre sem igual,todos os ensinamentos,conselhos,conversas,piadas aos flamneguistas jamais serão esquecidos...Dr.Ronaldo Pedrosa será eterno em nossos corações...
A comunidade jurídica lamenta profundamente a perda da excelso magistrado Dr. Ronaldo como também a comunidade friburguense, haja visto que seu trabalho sempre foi pautado na ética, compromisso e imparcialidade. Eu em especial na condição de advogada quero registrar aqui todo o meu carinho e respeito pelo Juíz que sempre dispensou tratamento humano e cordial. Desejo a família que o Senhor traga conforto e paz mesmo sabendo da dificuldade que é de estar desprovida da companhia do grande amigo RONALDO.
Adriana Rosatto
A comunidade jurídica lamenta profundamente a perda da excelso magistrado Dr. Ronaldo como também a comunidade friburguense, haja visto que seu trabalho sempre foi pautado na ética, compromisso e imparcialidade. Eu em especial na condição de advogada quero registrar aqui todo o meu carinho e respeito pelo Juíz que sempre dispensou tratamento humano e cordial. Desejo a família que o Senhor traga conforto e paz mesmo sabendo da dificuldade que é de estar desprovida da companhia do grande amigo RONALDO
Perdemos o nosso maestro, somos excelentes músicos, mas sem o nosso Grande maestro...
Sentiremos muito a sua partida, mas sabemos que foi muito bem recebido onde está!
Nunca esquecerei de suas últimas palavras:" Um passo de cada vez!"
É assim que todos os ses amigos-funcionários andarão e viveram depois de sua partida, um passo de cada vez!
Com muito pesar o mundo jurídico despediu-se do Professor Doutor Ronaldo Leite Pedrosa, falecido em 24/10/2009, enquanto jogava uma partida de futebol. Sem dúvida a nossa cidade perdeu um grande jurista, responsável pela formação de inúmeros advogados da região e que o tiveram como docente no campus da Universidade Estácio de Sá, onde lecionou algumas disciplinas, dentre as quais História do Direito, da qual fui seu aluno no primeiro semestre de 1999. Apesar de minha raral atuação profissional na área da advocacia criminal, pude observar a marcante presença do Dr. Ronaldo como um verdadeiro pacificador de conflitos, procurando sempre conciliar as partes durante as tensas audiências do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Especial Criminal. Tive também no Dr. Ronaldo um inegável aliado como Diretor do Forum quanto às minhas solicitações administrativas em favor da acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, tendo ele encaminhado tais requerimentos ao Tribunal de Justiça para a adoção das providências necessárias. Dia 20/10, fiz com ele minha última audiência sem apresentar nenhum sinal de que tão logo nos deixaria. Mineiro natural de Tombos, Dr. Ronaldo Pedrosa faz parte da História de Nova Friburgo e das ciências jurídicas. Seja pela sua experiente carreira profissional, pois, além de magistrado, foi também advogado, escrivão de polícia, defensor público e promotor de justiça, como também tornou-se autor de alguns livros entre os quais cito: "Direito em História", "O Interrogatório Criminal como Instrumento de Acesso à Justiça Penal: Desafios e Perspectivas", "Juizado Criminal - Teoria e Prática" e "Justa Causa Penal Constitucional". Posso dizer que uma de suas principais contribuições para a minha formação foi ter ensinado sobre qual deve ser o sentido do Direito Penal em nossos dias, dentro de uma interpretação democrática das leis conforme os princípios da Constituição cidadã de 1988 e que aos poucos vai formando um novo país. Enfim, faço destas poucas linhas a despedida sincera de um ex-aluno ainda perplexo e surpreendido com sua inesperada despedida.
DR.RONALDO, falar o quê, depois de uma notícia dessas que caiu como uma bomba em cima de mim, me trazendo a certeza de que os bons nos são tirados sem ensaio e os ruins ficam para nos fazer sofrer e lamentar profundamente perdas como a sua??? Estou me sentindo órfão, de professor,do amigo,do mestre eterno...O que será de nós agora,sem o senhor? Eu estou em pedaços,porque o amava e o respeitava profundamente...A Leila,com meus respeitos e amizade,que Deus lhe dê uma força sem limites para esse momento,juntamente com suas filhas. Isso prova, que o mundo espiritual ficou mais colorido e iluminado,enquanto o nosso está cada vez mais prêto e branco e cinzento. Os melhores,vão sempre primeiro para deixar o Criador com melhor acessoria....Que Deus o abençõe!!! e aí de cima,por favor,meu bom amigo,não nos abandone...!!! Que assim seja, SUA ALUNA: SANGER GISMONTI DIAS, advogada.
O nosso querido professor se foi, deixando uma saudade imensa!!! Nossas aulas não serão as mesmas.
SAUDADES !!!!!!!!!!
Mayra Meirelles
Dor, angústia e tristeza..... essas singelas palavras nao expressam o que de fato sentimos pela perda desse grandioso amigo, professor e jurista. Agradeço pela oportunidade de ter convivido com uma pessoa maravilhosa que foi o Ronaldo.... a dor da perda de uma pessoa que nao podemos ve-la doi tanto....
Perdemos nossa referência,seja no mundo acadêmico, seja no fórum, mas o trabalho continua...Sua figura estará sempre presente durante as audiências do juizado.
Fique em paz, iluminado mestre.
À Leila, nossas sinceras condolências pela passagem prematura de seu companheiro de vida. Abraços da família Libório (ex-vizinhos do Cond. Sítio da Pedra, casa 38).
É pai, infelizmente vc se foi, sei que posso te chamar assim até porque você quem me adotou como filho, só eu sei como estou por dentro sem sua presença.
Tenho muito orgulho de poder estar ao seu lado durante esses 10 anos de amizade, e pode ter certeza de que ninguém morre quando esta vivo no coração de alguém.
Um dia você me disse: Eu posso ir embora, mas as minhas obras ficarão, e com certeza você estava certo.
Meu eterno pai, amigo, irmão, goleiro, capoeirista, e torcedor ante flamenguista, será muito dura a vida sem você, mas tenha certeza de uma coisa, a semente que plantou em mim dará muitos frutos, exatamente como você queria.
Te amo amigo, obrigado por existir.
Leonardo Barboza de Azevedo
Eterno filho, amigo, irmão, e agradecido ser humano.
Um humanista que se vai.
No ano e pouco que fomos colegas de Pós pude comemorar sua amizade.
Colegas de sacerdórcio no botafoguismo e na academia jurídica como docente.
Uma Luz que agora não teremos mais por aqui, mas que por sua passagem terrena servirá de farol aos que o estimavam e aos familiares a quem envio meus sentimentos.
Vai com Deus !
Um grande jurista com capacidade intelectual rara, que sempre nos invejou com seu vasto conhecimento.
Acime de tudo fazia parte da minha família, por vezes ficamos afastados diante das adversidades da vida, mas sempre me recordarei de quem era.
Um Professor, por vezes incompreendido, que incorporava seu personagem em sala de aula, e poucas as pessoas tiveram a oportunidade de conhcê-lo da forma que realmente era, por sorte fui um desses.
Me paraece tão estranho falar Dele agora no pretérito, mas trata-se de uma mera formalidade. Por certo se imortalizou com seu conhecimento, personalidade, amor pelo que fazia e tantas outras qualidades.
Registro aqui, minhas saudades, meus respeitos, minha admiração e digo que era um modelo para todos seguirem sem medo, com certeza me nortearei sempre por ele.
Saudades.
Primo e aluno.
Germano
Este mundo tão marcado pela injustiça, miséria, rancor e falta de humanidade acaba de perder um grande homem.
Uma lástima não somente pra nós seus amigos, mas para a sociedade.
Que falta você nos faz a todos!
Sua eterna amiga e admiradora
Raquel Hogemann
Ronaldo Pedrosa, com certeza, foi um exemplo que me inspirou a seguir a carreira da Magistratura. Ainda que por pouco tempo, pude acompanhar sua dedicação, competência e, principalmente, HUMILDADE em lidar com pessoas, processos e fatos que aos meus olhos pareciam complicadíssimos.
Fica a lembrança e a homenagem ao juiz exemplar e pessoa maravilhosa que era.
Flávio Lucas
"No periodo compreendido entre 1998/2003 tive a honra de ser aluno e estagiário (conciliador do JECRIM) deste memorável professor e magistrado. As diversas histórias em torno de sua vitoriosa vida profissional, sempre despertou nos alunos uma enorme vontade de aprender e de vencer; o que sempre fora estimulado pelo nosso saudoso \"Pedrosa\". Seu compromisso com os alunos estava sempre externado em sua pontualidade, em seu rigor e nos seus livros de história do direito e da lei 9.099/95... Ficam os preciosos ensinamentos e as saudades... "
Queridos amigos,
amados amigos,
Ao ler as mensagens, entrei em prantos novamente. Só tenho a agradecer a todos vocês pelo carinho e, principalmente, pela força enviada.
Tenho certeza que o meu rei/minha vida, era assim que eu o chamava, está eternamente feliz por ter conquistado tantos amigos.
Devemos seguir sempre os ensinamentos deixados por ele. Pois, acima de tudo ele era amante da PAZ.
Que Deus possa confortar nossos corações.
Leila
Gostaria de retificar o comentário que postei sobre a morte do Dr. Ronaldo.
Onde se lê viveram, por favor, leiam VIVERÂO.
Foi um erro que só vi agora.
Obrigada e desculpem-me.
BEM EU CONHECI O RONALDO AMIGO,O RONALDO QUE ENTRAVA EM MINHA CASA E FAZIA SEMPRE UMA PIADA!CONHECI BEM A VIDA E A CAMINHADA DELE JUNTO COM A PRIMEIRA ESPOSA E AS DUAS FILHAS,RONALDO ERA MUITO ENGRACADO,EU ATE ME RECORDO DELE COMENDO PEIXE FRITO EM MINHA CASA QUE QUANDO IA PEGAR OUTRO PEDACO DIZIA...peixinhooooooooo,vem!RONALDO LUTOU MUITO PARA CHEGAR A ONDE CHEGOU,NAO FOI FACIL,MUITAS VEZES MESMO ESTANDO EM CASA SE TRANCAVA DENTRO DE UM QUARTO PARA ESTUDAR,SUA ESPOSA FICAVA TOMANDO CONTA DAS MENINAS PARA NAO ENCOMODALO,RONALDO FOI UMA LUTA INCANSAVEL E SAIU COMO HEROI.QUE TODOS SAIBAM QUE ESTE VENCEU POR MERITOS E LUTAS.
Beto e família
Bom falar do meu primo que nos deixou é uma conversa de muito tempo, falar dele como profissional é sentir muito orgulho, pois se hoje sou formado no curso de Direito agradeço a ele que me influenciou a estudar muito, sempre com dedicação e responsabilidade. Sinto muito sua falta, mas prometo meu primo aonde você estivier que nunca vou decepcioná-lo como seu irmão que fomos durante todos esses anos, bem como profissional discipulo de seus ensinamentos. Fique com Deus e olhe por nós.
Sou conciliadora criminal do Juizado Especial de Nova Friburgo há aproximadamente cinco anos... entre curso para conciliadora e nomeação pelo Tribunal.
Só posso dizer que ainda que trabalhasse por mais vinte anos, consecutivos, aprendendo dia após dia, crescendo como ser humano, valorizando as mazelas humanas, dando atenção aqueles que nos são submetidos, estes anos seriam pouquíssimos, perto do notório saber, de sua humildade e do ser humano que foi o Dr. Ronaldo Leite Pedrosa.
Saudades eternas...
Lembranças de sabedoria para o resto da minha vida! Obrigada Dr. Ronaldo Leite Pedrosa por esta oportunidade.
Analuci Pinheiro dos Santos
Gostaria de pedir, se a Leila consultar de nôvo esses comentários, que por gentileza entrasse em contato comigo, pois gostaria muito de falar com ela. Meu i-mail é: sanger@bol.com.br
Tive um sonho essa noite como Dr.Ronaldo, e gostaria muito de contar à ela. É fácilme encontrar também no orkut, como SANGER GISMONTI. Meu telefone é 81450911. Obrigado. Fiquem todos com Deus...
Dia 24 completamos 1 anos sem o Grande Maestro. Muitas coisas aconteceram nesse período..., e uma coisa em especial que gostaria de compartilhar com ele, mas na impossibilidade momentânea compartilharei com vocês. O nosso Maestro tinha um desejo de organizar um campeonato de pelada para crianças carentes, "um dia de pura diversão", como ele dizia. Pois bem, com a ajuda de uma integrante de nossa equipe, conseguiremos realizar esse desejo. Assim que marcamos o evento tornaremos público, para que todos possam participar e ajudar essas crianças que como ele teem um futuro pela frente!!!
Estou triste, um ano depois é que estou sabendo desta noticia... um dos professores mais queridos que ja tive...se foi... Leila... força... Nao tenho palavras para dizer o quanto o Ronaldo... ou Pedrosa era importante na vida de muitos academicos e amigos.. como tb estudantes. Seus ensinamentos teremos por td uma vida!!!!
Postar um comentário