sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Semana Nacional do Livro

Biblioteca Pública Municipal desenvolve programação especial

(SECOM/NF) A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Nova Friburgo (22 a 29 de outubro) não passará em branco. A Biblioteca Pública Municipal organizou uma programação para todas as idades, levando em consideração que 23 de outubro, última sexta-feira, transcorreu o Dia do Livro, e 29 de outubro, quinta-feira, Dia da Biblioteca. O escritor, contador de história e diretor da Biblioteca local, Álvaro Ottoni, convida a todos para participar das atividades, gratuitas.

Neste sábado, 24, dia de 'Riogradina em Ação' (mutirão de cidadania), contadores de histórias estarão na Biblioteca Móvel divulgando o projeto ‘Quem quiser que conte outra’. E nos dias 27 e 28, o ônibus estará na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 16h, quando também será divulgado o projeto ‘Leia e passe adiante’, que incentiva a leitura com os diversos livros que serão deixados em bairros e distritos da cidade. Dentro de cada livro, haverá um recadinho sobre a importância dessa mobilização para criar o hábito da leitura.

Encerrando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na quinta-feira, 29, os escritores e educadores Álvaro Ottoni e Robério Canto estarão na Biblioteca Pública, a partir das 19h, para ‘Dois dedos de prosa’. O projeto, na realidade, é um bate-papo com os autores, que também estarão autografando exemplares de livros de suas respectivas autorias.

Encontro com Lincoln Nogueira


O designer e artista plástico Linconln Nogueira realizou uma oficina com cerca de 60 alunos do 8º ano, antiga 7ª série, do Colégio Estadual professor Jamil El-Jaick (Ceje), na tarde da última quinta-feira, 22, na própria Biblioteca, a convite do diretor Álvaro Ottoni. A professora de Artes (das turmas 801 e 802), Cecília Sollberg, visitará a exposição do artista na própria biblioteca.

Numa das salas da biblioteca, os alunos na faixa etária de 13 a 15 anos, puderam experimentar a criação de imagens utilizando recortes de papéis de várias cores, texturas, tamanhos e formas, cola, tesoura, guilhotina manual, as mãos e papelão para a base do trabalho. Segundo a professora Cecília, os alunos experimentaram algo parecido em sala de aula e a oficina completou a idéia da criatividade que se transforma em arte.


'Mãos na arte' por uma ‘Biblioteca viva’

Lincoln conversou com os estudantes sobre o seu trabalho e convido-os a colocar as 'mãos na arte'. Cada um escolheu o tipo de papel que gostaria de trabalhar (jornal, revista, papelão, papel cartão, cartão postal, entre muitos outros), a forma de recorte que gostaria de dar e as cores que gostaria de usar. Muitos optaram por tiras feitas em uma guilhotina manual, influenciados pelos trabalhos do artista, exposto na entrada da biblioteca.

Mesmo assim, cada um usou sua criatividade e Lincoln ficou maravilhado com o resultado, pois conseguiram finalizar seus trabalhos no tempo proposto. Enquanto produziam suas obras, o artista procurou uma base de papelão, quadrada, recortou uma tampa de caixa, tirou uma das camadas e colou sobre a base, transformando um simples pedaço de papelão em uma obra de arte, assinada por Lincoln e na qual se percebia a textura, o formato e as nuances das cores. Para o artista, “esse trabalho é uma 'construtura' que pode variar de acordo com a proposta ou inspiração”. Para Álvaro, a atividade extra na Biblioteca vem ao encontro do que ele acredita: 'a Biblioteca tem que ser viva'.

Sobre a oficina realizada, a direção da Biblioteca e o artista pretendem formar um grande painel com os trabalhos dos alunos para expor no mesmo local onde estava a exposição de Lincoln Nogueira, à entrada da Biblioteca. Ainda em comemoração a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na sexta-feira, 23, às 18 horas, na Casa da Cultura, foi provida uma palestra sobre o tema '100 anos sem Euclides da Cunha' com a educadora e professora da UFRJ, Anabelle Loivos, coordenadora do movimento em homenagem ao escritor cantagalense.

Nenhum comentário: