quinta-feira, 15 de outubro de 2009
VI ENCONTRO SUÍÇO-BRASILEIRO
Cortejo neste sábado une dois povos irmãos e terminará em grande carnaval
A visita dos suíços ao município, a partir deste fim-de-semana também marca uma estréia inusitada. Pela primeira vez, estará desfilando a “Escola de Samba Unidos de Nova Friburgo”, composta por integrantes das demais escolas de samba locais. A novidade fará parte do desfile de recepção à comitiva, neste sábado, 17.
Ao final do cortejo, componentes das cinco principais agremiações carnavalescas - uma com alas, outra com bateria, além de comissão de frente e, ainda, mestre-sala e porta-bandeira - vão entrar na avenida. O enredo não chegou a ser escrito, mas a ordem é muito samba no pé, o carisma de brasileiros e muita alegria para festejar dois povos irmanados, com um coração batendo forte o ritmo de uma amizade que transpõe fronteiras.
Com concentração às 09 horas, na praça Dermeval Barbosa Moreira, o grande cortejo de recepção à comitiva suíça de mais de 300 componentes, que permanecerão quatro dias na cidade (entre os dias 17 a 20) para o VI Encontro Comunitário Suíço-Brasileiro, comemora os 30 anos de criação da Associação Fribourg-Nova Friburgo. Este ano, o lema En route vers les 200 ans (“Encontro Rumo aos 200 anos”), motiva a ligação do povo suíço com a preparação para os dois séculos de Nova Friburgo, que se completam em maio de 2018.
Na vasta programação que se inicia no sábado, 17, e se estenderá pelos próximos quatro dias da estada dos visitantes, dois destaques serão como verdadeiros carnavais fora de época. Além do próprio final do desfile, na manhã de sábado, com a escola de samba, também na noite do mesmo sábado, o evento ‘La Folie - Tem suíço no samba’ promete ser um grande momento brasileiro no congraçamento dos dois povos.
Um domingo de cultura com o resgate da praça
No domingo, 18, a grande atração será o evento ‘Encontro Folclórico Suíço Comunitário - História e tradições’. Organizado pela Secretaria municipal de Cultura, será realizado durante toda a manhã, a partir das 11 horas, logo após a missa campal no anfiteatro da Praça do Suspiro. Diversas manifestações culturais estarão reunidas em toda a extensão da praça Getúlio Vargas.
Envolvidos num fórum de debates para o resgate da praça, secretários municipais consideram que esse possa ser um momento de iniciar programas semelhantes e regulares no local. “Vamos retomar a praça, que é nossa”. – disse recentemente o secretário de Cultura, Roosevelt Concy.
Além disso, cinco grupos artísticos suíços serão uma atração a parte: Brass Band de Treyvaux, Guggenmusik Les Trois Canards, Les Corales de Bulle, La Gérinia de Marly e o coral Rosa Nova são as grandes atrações que integram a comitiva suíça durante a visita a Nova Friburgo. Eles estarão nestes próximos quatro dias ajudando a animar os acontecimentos, juntamente com diversas outras atrações locais.
Banda Musical Les Coraules
A organização do evento confirma a celebração da missa pelo bispo dom Karl Josef Romer na manhã de domingo, 18, às 9h30, no anfiteatro da praça das Colônias, apesar de ter sido divulgado anteriormente que o mesmo não mais celebraria o ato religioso. A missa contará ainda com a participação especial do coral Rosa Nova.
Festa jovem no domingo à noite
Como parte ainda da extensa programação do VI Encontro, na noite do domingo, 18, a partir das 22h, a Festa Jovem no Manhattan (Willisau Center - praça Dermeval B. Moreira) promete ser um programa especial de confraternização de um grupo de jovens que acompanha a comitiva com a juventude local. Sob a coordenação de Elisete Praquin, o evento terá seus convites a venda no próprio local do evento. Aliás, um terço da caravana suíça é composta de jovens.
Centro de Turismo:Central de informações
Durante os quatro dias do Encontro Comunitário Suíço-Brasileiro, uma verdadeira operação diplomática foi organizada na cidade. O Centro de Turismo, na praça Dermeval, por exemplo, será o Quartel General. Transformado em central de informações especifico do evento, estará funcionado em horário especial a partir desta sexta-feira, 16: das 08 horas à meia noite e no local estarão à disposição guardas municipais, funcionários e intérpretes, estes últimos disponibilizados pela Aliança Francesa.
Os telefones do Centro de Turismo para mais informações são: 2543-6307 e 2543-6308, além do telefone 2522-8051, da Secretaria de Turismo.
Programação Completa
Marcadores:
.Arquivos 2008 / 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário