quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bilhetagem eletrônica!

O TNF teve acesso, e repassa em 1ª mão aos leitores, a resposta da diretora administrativa da FAOL, Sra. Cíntia Feder, ao requerimento feito pelo vereador tucano, Marcelo Verly, sobre a demora na implantação da bilhetagem eletrônica em Nova Friburgo.

Confiram!

Att. Exmo. Sr. Vereador Marcelo Verly.

Em atendimento à sua solicitação, apresentamos breve histórico das etapas do Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Nova Friburgo, colocando-nos à disposição para futuros esclarecimentos, tendo em vista que, os apontamentos foram produzidos em exíguo tempo.

Projeto de Bilhetagem Eletrônica da Nova Friburgo.

O Projeto de implantação da bilhetagem eletrônica de nossa cidade desenvolveu-se por várias etapas como descrevemos abaixo:

1.Definição do sistema e equipamentos a serem utilizados – Através da visita a outros municípios, análise comparativa das diversas áreas do projeto de bilhetagem (vale transporte, gratuidade, etc.) para conhecimento dos sistemas utilizados no Brasil para a tomada de decisão. Etapa Concluída;

2.Aquisição das Roletas mecânicas (Wolpac) para adaptação aos novos Validadores – equipamentos já recebidos na sexta-feira passada (30/11/09) conforme nota fiscal em anexo. Etapa Concluída;

3.Contratação de mão-de-obra especializada para elaboração e configuração de rede de computadores – também já realizada;

4.Compra e configuração dos servidores para armazenar e “trabalhar’ os dados que serão recebidos diariamente. Esses equipamentos serão da marca DELL e temos que ter muito cuidado ao comprá-los e configurá-los pois o sistema de bilhetagem deverá funcionar de forma semelhante ao que ocorre no setor bancário, com segurança e ininterruptamente, sem qualquer falha. Os equipamentos já foram escolhidos e estamos negociando detalhes junto à DELL Computadores;

5.Compra dos Validadores Eletrônicos e Softwares de segurança e de tesouraria – A PRODATA é o princiapal fornecedor desses equipamentos no Brasil e América Latina - ela fornece equipamentos também para todo o sistema Rio Card (Rio de Janeiro). Foi assinado um contrato com este fornecedor para a entrega do equipamento, softwares e manutenção dos mesmos. A compra dos validadores inclui: 190 (cento e noventa) unidades de validadores V3066 contactless 21MB com recolhimento, providas de software aplicativo, utilizando tecnologia WLAN para a coleta de dados; 190 (cento e noventa) Kits de Instalação, composto por Tampas de Teto, Giga de Testes, Porta Fusíveis, Cover Reciclável e Saca Antena;226 (duzentos e vinte e seis) Chip de Segurança de Créditos, denominados chip SAM; Software Gestor do Sistema (Back Office), incluindo os Sistemas (i) Garagem, (ii) Tesouraria, (iii) Processamento de Dados e (iv) Comunicação WLan;Software de Segurança de Créditos, incluindo (i) Cerimonial, (ii) Gerador de Créditos e (iii) Certificação;3 (três) Access Point para a Transmissão de dados dos validadores;5 (cinco) Leitoras de Cartão contactless, modelo PX-602 (CSC) para utilização nos Pontos de Venda, Tesouraria e Cadastro; Implantação do Sistema Mercury, instalação dos Software Aplicativos, elaboração do Projeto Executivo e Supervisão de Instalação dos validadores nos ônibus da CONTRATADA;Manutenção Corretiva dos Validadores e Software fornecidos pela CONTRATADA, incluindo suporte operacional do Sistema de Bilhetagem. Etapa contratada, aguardando a entrega de equipamentos.

6.Compra dos cartões que serão utilizados pelos usuários, dependendo ainda de análise de viabilidade técnica em função da metodologia operacional a ser utilizada (estudantes/vale transporte/gratuidade)

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