Governo do Estado envia consultoras da FGV para estudos de mercado de implantação do equipamento turístico
(SECOM)O prefeito de Nova Friburgo, engenheiro Heródoto Bento de Mello, acompanhado dos secretários de Turismo, Sergio Madureira; de Comunicação, Girlan Guilland e do arquiteto Luiz Cláudio Ferreira – responsável pelo Sistema Metroviário - recebeu na manhã da última terça-feira, 17, a arquiteta Laura Monteiro e a turismóloga Gabriela Serpa. Ambas são consultoras do Núcleo de Turismo da Ebape - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A instituição foi contratada pelo Governo do Estado para proceder a uma pesquisa de mercado, visando reunir dados para a licitação da obra do futuro Centro de Convenções do Município, cujo projeto de arquitetura está em fase bastante adiantada, como o chefe do executivo pode mostrar a ambas as consultoras com as quais esteve esta semana.
Com obra prevista de adaptações de antigas instalações de uma indústria, no bairro de Duas Pedras, o Centro de Convenções deverá começar a ser construído no ano que vem, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), incluindo a participação dos governos Federal, através do Ministério do Turismo, do Governo estadual e, ainda, com contrapartida financeira do BIRD - Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Além de uma entrevista com o chefe do executivo, durante a qual obtiveram informações gerais sobre o município, desde sua história, as consultoras tiveram ainda informações sobre vários projetos, entre os quais, do Município-Parque; o roteiro ‘Caminhos de Nova Friburgo’ (circuito de 180 km de estradas cênicas em torno do município) e detalhes sobre diversos outros projetos do Governo municipal, a exemplo do Trem do Futuro (VLT), do aeródromo e do Lago do Rio Grande.
Visivelmente entusiasmadas com os planos, Gabriela e Laura também assistiram ao vídeo apresentado sobre as potencialidades do Município-Parque e, após o encontro com o chefe do executivo, em seu Gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo, foram ver de perto a área escolhida para as futuras instalações do equipamento turístico.
As dependências da antiga indústria, cujas adaptações já estão projetadas, haviam sido aprovadas pelo arquiteto Vicente Loureiro, subsecretário de Urbanismo do Estado, que esteve no Município em 27 de julho último. Ele é o responsável, no Estado do Rio, pelas verbas do Prodetur e disse na ocasião que a área escolhida para o Centro de Convenções não poderia ser melhor.
Além do fato de dar destinação a instalações ociosas de uma antiga indústria, a localização da área também agradou muito ao subsecretário, exatamente por ser na confluência de duas rodovias estaduais (RJ 116 e RJ 130), passagem entre três municípios (Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim) e, ainda, estar próxima da área urbana, com facilidade de acesso por transporte público, possibilitando ao Centro de Convenções sediar também eventos de grande apelo popular.
Secretários e Consultoras visitaram local próximo à área de construção do Centro de Convenções
Nenhum comentário:
Postar um comentário