Inscrições Prorrogadas
- Projetos e curtas-metragens podem ser inscritos até 19 de fevereiro –
Tema: Amor. Cenário: Nova Friburgo. É neste clima que produtores de cinema estão se inspirando para participar do 1º CINEAMOR – Festival de Cinema -, que ocorrerá de 04 a 13 de junho, no município serrano do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições, que terminariam em 15 de janeiro, foram prorrogadas para 19 de fevereiro, para possibilitar que mais interessados enviem seus projetos ou inscrevam seus curtas-metragens finalizados entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano.
Concurso de Seleção de Projetos de Roteiros
O 1º CINEAMOR contemplará os três (03) melhores projetos de roteiros para curtas-metragens com o valor de R$60.000 (sessenta mil reis) para cada um, quantia esta a ser totalmente empregada na produção do filme, conforme o regulamento que consta no site do festival www.cineamor.com.br . O curta deve ter entre 10 e 30 minutos de duração (formato digital e finalizado em DVCAM), ter como pano de fundo a cidade de Nova Friburgo e o roteiro ser inédito, ou seja, o conteúdo não pode ter sido objeto de obra audiovisual concluída e nem estar em fase de pré-produção, produção ou finalização.
Mão de obra friburguense
Quem ainda não passou pela experiência ou mesmo quem já experimentou terá uma ótima oportunidade para participar da produção de três curtas-metragens a serem rodados em Nova Friburgo. É isso mesmo: roteiristas e diretores dos três melhores projetos de roteiros para curtas-metragens terão que utilizar 50% de mão de obra local para a execução dos seus filmes.
Profissionais que atuam em diversas áreas em Nova Friburgo podem se inscrever gratuitamente no site do CINEAMOR, na página Profissionais. Os dados cadastrados serão disponibilizados à produção, que selecionará a mão de obra que melhor lhe convier. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais e do Juizado de Menores.
Mostra Competitiva
A mostra competitiva de curtas-metragens, também falando de amor, contará com júris para escolher os melhores filmes que concorrerão ao Troféu Coração de Ouro (júri composto por profissionais e críticos de cinema); e ao Troféu Coração Mole (júri popular). Os curtas inscritos nesta categoria devem ter sido finalizados entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano. No site do Festival há todos os detalhes para aqueles que ainda desejam inscrever seus filmes.
Agregando Valores
Desde o lançamento do CINEAMOR, em 24 de outubro de 2009, que o evento vem ganhando a simpatia de muitos, já que pretende fomentar setores da economia, da cultura e do Turismo de Nova Friburgo. O secretário de Turismo da cidade, Sergio Madureira, concedeu depoimento à diretora do CINEAMOR, a produtora de eventos Elizabeth Maldonado: “como produtor de televisão por mais de três décadas, já tendo trazido à cidade gravações de novelas, especiais e filmes diversos, não tenho dúvida que este é um casamento perfeito (num trocadilho possível até) de Nova Friburgo e o cinema, como uma das formas mais eficazes de divulgação do município, além da oportunidade à revelação de novos valores e talentos, que são características fortes também de nossa Nova Friburgo".
O Festival de Cinema, que conta com o patrocínio da ENERGISA, da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e apoio institucional da Prefeitura de Nova Friburgo, conquistou o secretário municipal de Comunicação, Girlan Guilland: “sem sombra de dúvidas, Nova Friburgo é uma ‘Cidade Cenográfica’ por excelência. Localização privilegiada no centro geográfico do Estado do Rio, cenário de belezas ambientais e sua história ímpar, são inspiradores. Neste contexto, um festival de cinema ganha importância mais do que significativa, não só como evento, mas como produto para o qual o município tem vocação e potencialidades naturais.”.
Para o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, que esteve presente ao lançamento do evento em outubro: “o CINEAMOR fortalece as políticas de resgate histórico e as de fomento de áreas artísticas presentes em nosso plano de desenvolvimento cultural. O cinema está intimamente ligado à nossa história, com a presença de Watson Macedo, José Lewgoy, Grande Otelo, Adelaide Chioso, Roberto Farias, Reginaldo Farias, além dos festivais de cinema aqui realizados nos anos 70. O CINEAMOR vem oferecer mais uma grande oportunidade a profissionais que direta e indiretamente atuam nesta área”.
Sebrae abraça CINEAMOR e oferece ‘Oficina de Elaboração de Projetos Culturais de Cinema’
O Sebrae/RJ, parceiro em ações que visam o desenvolvimento de Nova Friburgo, também foi contaminado pela proposta do CINEAMOR. Junto com a direção do Festival de Cinema, será promovida uma ‘Oficina de Elaboração de Projetos Culturais de Cinema’, no dia 23 de janeiro, com o intuito de incentivar a apresentação de projetos de roteiros para curtas-metragens de novos talentos locais.
A oficina, gratuita e com vagas limitadas, será ministrada pela consultora Mércia Britto, especialista em educação audiovisual e sócio-fundadora da Escola Audiovisual Cinema Nosso. Na área cultural, Mércia tem produzido festivais de cinema e é curadora internacional do festival Tangolomango (Festival da Diversidade Cultural). Como produtora executiva, produziu o Longa-Metragem “Luto como mãe”, de Luis Carlos Nascimento, e o curta-metragem “O cego, o diabo e o pastor”, tendo como diretor Luis Nascimento, entre tantos outros.
Conteúdo
A oficina abordará as fases de uma produção em cinema: ‘Da preparação à implantação’, tendo como conteúdo: formação de equipes e departamentos em uma produção de curta-metragem; criação de roteiro "prático" para elaboração de Projetos Culturais; dicas para facilitar a elaboração e desenvolvimento de projetos; roteiros de ficção e documentário no projeto; orientação e reflexão para facilitar a captação de recursos; e orçamento.
Os interessados devem entrar em contato com a produção do Festival pelo e-mail
producao@cineamor.com.br , o mais breve possível. A oficina será realizada em um único dia, sábado, 23, das 9h às 13h e das 14h às 18h, na Usina Cultural ENERGISA (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário