Secretário de Projetos Especiais acompanhou instalação da empresa responsável pela obra
O Secretário de Projetos e Obras Especiais da Prefeitura de Nova Friburgo, Antônio Carlos Berbert, esteve novamente nesta terça-feira, 05, na avenida Itália acompanhando a instalação da empresa Serviços Especiais de Engenharia Ltda (SEEL), encarregada da recuperação do muro que desmoronou após as fortes chuvas do último dia 28. A partir desta quarta-feira, 06, começam a chegar os equipamentos que serão utilizados no trecho de cerca de 50 metros da via. A obra será realizada em caráter emergencial, em função da necessidade de restabelecer o trecho e evitar ainda maiores danos na artéria.
A empresa SEEL já é conhecida no segmento da construção. Na terça-feira passada, o secretário Berbert também havia tentado contato com outras duas firmas, que não puderam realizar o serviço. Após a conclusão da obra emergencial no trecho de 50 metros, será feita licitação para reforçar o restante do muro.
Estudos iniciais, por meio de sondagem, vão determinar o comprimento dos tirantes que serão colocados e a espessura do muro de contenção a ser construído sob estacas, exatamente nos moldes da obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que está sendo executada em Conselheiro Paulino. Ao longo desta semana, máquinas perfuradoras estarão retirando material do solo para análise.
A obra será iniciada com a colocação de uma viga para contenção da extremidade do muro que também ameaça desmoronar. O secretário de Projetos Especiais ressalta que “é um trabalho meticuloso”, uma vez que a parte que desmoronou tem que ser retirada com cuidado, porque esse material dá sustentação ao muro.
“Não é uma obra simples”, conclui Berbert, acrescentando que o desmoronamento ocorreu devido às infiltrações provocadas por manilhas rachadas e ao tipo de muro construído há muitos anos, e que não tem armadura de concreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário