segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mais um escritório de agiotagem é interditado pela Ordem Urbana e polícias Civil e Militar

Em operação conjunta com as Polícias Civil e Militar, o setor de Posturas da Secretaria Municipal de Ordem Urbana interditou, pela ausência de alvará, a sala 13 do edifício do Shopping Castelinho, no Centro de Nova Friburgo, onde funcionava um escritório de agiotagem. Equipes da 151ª DP, do 11° BPM e fiscais de posturas estiveram no local na última sexta-feira, 08, e confirmaram denúncias. Quatro homens envolvidos no esquema e duas mulheres (clientes) foram detidos. A fiscalização de Posturas interditou e lacrou o local.

Os fiscais da Secretaria de Ordem Urbana e os policiais chegaram ao shopping por volta das 12 horas e tiveram que negociar a abertura do escritório durante cerca de meia hora, pois os homens se recusavam a abrir a porta, mantendo as duas mulheres no interior do estabelecimento. O delegado da 151ª DP, José Pedro Costa Silva, ao saber do andamento da operação, determinou a seus agentes que não deixassem o local e começou imediatamente a tomar as providências para a obtenção de um mandado de busca e apreensão endereçado ao local.

Negociação

Cerca de 30 minutos se passaram até que um dos supostos clientes do esquema apresentou-se ao coordenador da operação pela Secretaria de Ordem Urbana, informando que havia sido contatado por um dos homens no interior da sala naquela manhã para que fosse ao local pagar um empréstimo adquirido, informando o número celular que o havia contatado. De posse do número, o coordenador e um dos policiais fizeram contato com a pessoa no interior da sala e negociaram, com sucesso, a abertura da porta.

Durante a espera, estiveram no local aproximadamente 15 pessoas, as quais afirmaram ter ido pagar parcelas de empréstimos ali adquiridos. Muitas relataram terem sido ameaçadas caso não comparecessem para quitar seus débitos. No escritório, as equipes encontraram inúmeros documentos, fichas cadastrais e panfletos que confirmam o funcionamento, naquele local, de um esquema irregular de empréstimos a pessoas físicas. Foram detidos quatro homens que se identificaram como participantes do esquema, sendo também encaminhadas à 151ª DP as duas senhoras mantidas na sala, para prestarem esclarecimentos.

O Secretário Municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, comemorou o sucesso da operação e da integração com as polícias. "A integração entre as Polícias Civil e Militar com a nossa Secretaria tem sido fundamental, pois integrados podemos fazer muito mais pela ordem urbana e pela segurança pública em Nova Friburgo. A atuação atenta e imediata do delegado José Pedro não nos surpreende por conhecê-lo já ha bastante tempo, e é fundamental para a solução pacífica de impasses como este", afirmou o cel. Hudson.

Cuidados a serem observados

O cel. Hudson pediu ainda que todas as pessoas que tenham fechado empréstimo naquele local e sintam-se prejudicadas ou tenham sido ameaçadas (há várias denúncias nesse sentido) apresentem-se à 151ª DP para reforçar o inquérito policial em andamento. O secretário afirmou ser fundamental que qualquer pessoa em busca de um empréstimo atente para as seguintes dicas:

Ao chegar ao local, procure o alvará de funcionamento expedido pela Secretaria de Fazenda de Nova Friburgo; verifique se o alvará autoriza a concessão de crédito ou empréstimos; leia atentamente o contrato que lhe for oferecido em busca de cláusulas abusivas e não assine se contiver algo que não tenha sido combinado, evitando taxas de juros abusivas (no escritório fechado se praticava taxas de até 40% ao mês), pois elas são indício de negócios ilegais. Em caso de irregularidade, dirija-se à Secretaria Municipal de Ordem Urbana e faça a denuncia junto ao setor de Posturas, que providenciará uma fiscalização no local.

Nenhum comentário: