quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Codecon resolveu 74% dos casos de queixa dos consumidores em 2009

Durante o ano de 2009, os consumidores fluminenses comemoraram três decisões judiciais em favor da Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio e o total de 74% das reclamações recebidas pela Codecon solucionadas. Presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), a comissão realizou 19.631 atendimentos, sendo 6.440 através do serviço Disque Consumidor (0800 282 7060), 6.440 através do ônibus que percorre todo o estado e 4.085 orientações prestadas ao cidadão através dos guichês de atendimento.

Quando iniciamos o trabalho na comissão, não tínhamos nada informatizado. Quando cheguei à Codecon, não tinha relatório de atividades, não havia cadastro, não havia passado. Já avançamos muito, mas acredito que o atendimento ao consumidor pode melhorar a cada dia”, salienta a parlamentar Cidinha Campos (PDT), que preside a Comissão na ALERJ.

O principal setor reclamado foi o financeiro, incluindo rede bancária e empresas de cartões de crédito, com 3.990 reclamações, correspondentes a 25,72% do total. Em segundo lugar, esteve o setor de telefonia, com 3.415, representando 22% das queixas. “Temos um legado de trabalho, de ações, de cadastro, enfim, implementamos algo que é para sempre na Casa, e isto é o mais importante para mim na comissão”, avalia Cidinha. Segundo ela, o sucesso da Codecon pode ser traduzido também por números quando a questão refere-se à quantidade de casos solucionados: 11.473 reclamações foram resolvidas e outras 3.085 encontram-se em andamento.

Site da deputada Cidinha Campos

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