quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Diretores adjuntos participam de curso de capacitação

Secretaria Municipal de Educação prossegue com formação continuada de professores

Tão importante quanto aprender e ensinar, é ser feliz”.

Com frases motivadoras como esta, a Secretaria Municipal de Educação começou nesta terça-feira, 23, o curso de capacitação de diretores adjuntos no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Licínio Teixeira, em Olaria, onde funciona a sede da Secretaria, em prosseguimento ao trabalho de formação continuada de professores e gestores da rede municipal de ensino.

Durante quatro dias, nos turnos da manhã e tarde, cerca de 300 diretores adjuntos tomarão conhecimento dos programas e projetos do Ministério de Educação e da própria Secretaria Municipal, bem como da importância do planejamento pedagógico e das novas atribuições da função de diretor adjunto. Entre os temas abordados também estão a avaliação do desempenho dos alunos e o núcleo de orientadores de gestão pedagógica – o novo projeto implementado pela Secretaria.

Melhoria do ensino

Sob a coordenação da subsecretária pedagógica, Maria Elena Gutierrez de Sá, o curso se insere no âmbito das ações que têm como objetivo buscar a melhoria do ensino e a aquisição do conhecimento contextualizado, significativo e interdisciplinar.

Numa sala de aula onde se lê no quadro negro a frase “uma longa jornada começa com um único passo”, de Lao Tsé, a doutoranda Maria Elena falou para os diretores adjuntos sobre mudanças de comportamento para transmitir felicidade aos alunos e tratá-los com carinho e atenção. “A felicidade faz com que a gente assimile a realidade de outra maneira”, comentou.


O nosso foco é a criança, a aprendizagem e a sua formação sociológica”, acrescentou a professora, que pretende realizar reuniões desse tipo a cada mês, para aprofundar o trabalho da Secretaria. Maria Elena lembrou que a educação básica tem como objetivo motivar o desenvolvimento do aluno, tornando-o um indivíduo crítico, capaz de enfrentar desafios, tomar decisões e solucionar problemas.

Segundo ela, é importante que a criança aprenda a pensar e refletir, e não só memorizar conteúdos. “Queremos levar nossos alunos a serem pessoas ativas na sociedade, promovendo mudanças para o bem”, completou. Neste sentido, Maria Elena disse que é imprescindível um processo de aprendizagem que considere os princípios de coletividade, responsabilidade e respeito.

A criança é um ser social e deve saber que toda ação tem consequências. A responsabilidade nos leva a pensar sobre as nossas ações, o que deve ser trabalhado desde a educação básica”, resumiu.

Escola aberta

A gestora de comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Janayna Saade, falou sobre as atribuições do diretor adjunto, tais como assessorar o diretor, articular ações entre os turnos da unidade escolar e viabilizar atividades comunitárias, entre outras. “Queremos trazer a família para dentro da escola e fazer com que a unidade escolar seja uma referência na comunidade”, afirmou Janayna.

Nenhum comentário: