domingo, 21 de fevereiro de 2010

Mensaleiros aproveitam "memória curta" do povo

O mensalão - esquema de pagamento de propina a parlamentares para votarem a favor do governo - estourou em 2005, mas os personagens envolvidos no maior escândalo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca deixaram a cena política nos anos que se seguiram nem têm planos de sair nas próximas eleições de 2010.

Levantamento feito pelo Portal R7 na lista de réus do caso [aqueles que respondem a processo após o Supremo Tribunal Federal aceitar denúncia] mostra que muitos vão tentar se reeleger como deputado federal e ainda figuram nos quadros dos seus partidos.

Em 2006, oito deputados envolvidos no caso conseguiram se reeleger para uma vaga na Câmara mesmo com o escândalo "fresco" do ano anterior, como João Paulo Cunha (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Vadão Gomes (PP-SP), Sandro Mabel (PL-GO), Pedro Henry (PP-MT), Paulo Rocha (PT-PA), Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e José Genoino (PT-SP).

Destes, quase todos vão tentar a reeleição em 2010.

Outros mensaleiros se afastaram ou foram afastados do mandato, mas participam da vida política por meio da internet, como o caso do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Dirceu, ex-homem forte do governo Lula, foi um dos três deputados que tiveram o mandato cassado e por isso não pode concorrer a nenhum cargo público por oito anos, mas fala com o eleitorado do PT - que chama de "nosso partido''- pelo "blog do Zé Dirceu".

O ex-tesoureiro Delúbio Soares foi expulso do PT no auge da crise e cogitou a filiação a um outro partido, mas não aderiu a nenhuma legenda e ficou de fora da disputa de 2010. Delúbio também mantém um blog, "Companheiro Delubio".

Andréia Sadi, do R7


Olho vivo, Brasil!

Um comentário:

Anônimo disse...

É VERDADE
INCLUSIVE OS MENSALEIROS DO PSDB EM MINAS EM 1998 ,COMO OS MENSALEIROS DOS DEMOCRATAS NO ÚLTIMO ANO,ONDE RORIZ NO INICIO DO ANO ERA O MAIS COTADO PARA SER VICE NA CHAPA PSDB X DEMO NO INICIO DO ANO ,E OS PRINCIPAL PARTIDO ALIADO DO PSDB ONDE COM UMA VITORIA TUCANA SERIA BASE E DIVERSOS MINISTERIOS !