Nova Friburgo adere a protocolo de cooperação com Alsácia francesa
Prefeito assina termo resgatando iniciativa de 1992 no turismo rural e que agora conta com outros três Municípios da região serrana
Na manhã da última sexta-feira, 06, o prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado dos secretários de Governo, Bráulio Rezende; de Planejamento, Luiz Guinle; do Turismo, Nauro Eduardo Grehs e de Comunicação Social, Girlan Guilland, assinou protocolo de intenções para a cooperação descentralizada, visando o desenvolvimento do turismo rural na chamada região Serra Verde Imperial (Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim).
Para tanto, o chefe do executivo recebeu em seu gabinete, no Palácio Barão de Nova Friburgo, o Presidente do ICORD, Jean Paul Heider, acompanhado de representantes regionais do Serviço Brasileiro de Apoio à Microempresa (Sebrae) no Estado do Rio de Janeiro, respectivamente Fernanda Gripp (gerente regional) e Kátia Barreto (gerente de projetos na área de turismo). Jean Paul repetiu o gesto ainda em outros três Municípios: Cachoeiras de Macacu, Teresópolis e Petrópolis, com os quais está sendo estabelecido o mesmo termo de cooperação. Embora seja um dos cinco municípios da região Serra Verde Imperial, Guapimirim foi o único que não aderiu à proposta.
Além dos municípios, integra também a parceria o FEST - Fundo Estadual de Secretários de Turismo, sendo que o documento considera inicialmente as relações criadas após o ano de 1992, entre o Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsácia (ICORD) e que agora contam com a participação também da Associação Departamental de Turismo (ADT) do Alto-Reno.
O protocolo ainda lembra o trabalho, à época, dos agentes alsacianos e brasileiros do setor de turismo, engajados no desenvolvimento especialmente da parte rural e, principalmente, na região serrana fluminense. O documento leva em consideração ainda o protocolo de intenções entre a França e o Brasil sobre cooperação descentralizada, que vem sendo incentivado por ambos os governos, sobretudo a partir de 2009, quando ocorreu o Ano da França no Brasil.
Troca de know-how
Para consecução dos objetivos, o protocolo estabelece que será realizada a troca de know-how para a formação profissional e qualificação dos atores do turismo; a promoção do turismo rural e a melhoria da qualidade dos produtos turísticos, sendo que para os Municípios que celebram o acordo o compromisso é o de promover o desenvolvimento turístico em seus respectivos territórios, acompanhando as iniciativas de desenvolvimento dos agentes do turismo local, enquanto ao ICORD cabe coordenar, na Alsácia, as ações previstas no acordo e realizar em conjunto com o Fórum Estadual de Secretários (Fest), um balanço anual da execução das atividades previstas, que tem como base de trabalho para avaliação do programa de ações, exatamente o protocolo assinado.
Além disso, cabe ainda ao Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (Icord) mobilizar suas competências e expertises de sua rede de agentes no Alto-Reno, da Alsácia e além fronteiras, no setor turístico, visando acompanhar as iniciativas e os projetos a serem inscritos no quadro de convenções operacionais.
Já ao Fórum de Secretários cabe coordenar as ações previstas, no âmbito do Estado do Rio, enquanto o Conselho da região Serra Verde Imperial definirá as condições de execução e divisão de atribuições para implementar as práticas dos programas definidos em comum acordo entre os comitês de coordenação (Alsácia-Rio de Janeiro), a serem constituídos em conjunto.
Com vigência de três anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo, o protocolo estabelece ainda balanço anual e global das ações, sendo assinado, além do prefeito Heródoto, pelos prefeitos Rafael Muzzi de Miranda (Cachoeiras de Macacu), Jorge Mário Sedlacek (Teresópolis) e Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira (Petrópolis), além dos presidentes M. Eric Straumann, da Associação Departamental de Turismo do Alto-Reno; Michel Souleyman Al Odeth (Conselho Serra Verde Imperial), Antonio Rossi, presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo e pelo próprio Jean Paul Heider, presidente do ICORD.
Seminário em 2008
A gerente de projetos turísticos do Sebrae em Nova Friburgo, Kátia Barreto, explicou que em junho de 2008, representantes do ICORD procuraram a Agência Regional da instituição no município, exatamente por causa de trabalhos conjuntos anteriores, e solicitaram a organização de um seminário de apresentação da proposta, sobretudo considerando as semelhanças da região fluminense com a alsaciana.
"Deste seminário, no qual o Sebrae propôs a parceria através do Serra Verde Imperial, se aprofundou a proposta, exatamente por se detectar as muitas afinidades entre as duas regiões e o acordo assinado é a primeira manifestação para oficializar a iniciativa, uma vez que há 18 anos, tudo foi feito informalmente, por pessoas que atuavam voluntariamente." – explicou Kátia.
Pelos ‘Caminhos de Nova Friburgo’
Prefeito apresenta seus principais projetos com destaque para a retomada turística
O Presidente do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento, Jean Paul, contratou até tradutor para seu encontro com o engenheiro Heródoto Bento de Mello, na manhã da última sexta-feira, 05, mas foi surpreendido por um prefeito com o qual conversou fluentemente em francês. Jean Paul se surpreendeu e saiu da prefeitura visivelmente entusiasmado com os projetos apresentados pelo chefe do executivo friburguense, sobretudo relacionados à retomada da posição de Nova Friburgo no segmento turístico fluminense e nacional.
Num vídeo institucional, produzido no ano passado como parte do plano de marketing que propõe reposicionar Nova Friburgo como pólo cultural e turístico, destacando-o como “Município-Parque, que contém uma cidade e sete vilas”, foram mostrados os projetos, além de um hotel e centro de treinamento, próximo ao Conutry Clube; um resort campestre na região dos Três Picos, em São Lourenço; o aeródromo na mesma região e ainda ressaltou os chamados ‘Caminhos de Nova Friburgo’, roteiro de 180 quilômetros de estradas circundando todo o território friburguense e que servirá para diversos circuitos, bem como o Trem do Futuro, plano de implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário