quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Secretaria de Agricultura quer aumentar nº de produtores de maçãs no Município

A recente visita técnica à Fazenda Candeia do Vale, no Vale do Rio Preto, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura junto a um grupo de produtores rurais, permitiu mostrar o manejo orgânico do cultivo de maçãs do tipo Eva, desde o plantio e a condução das plantas até a colheita.

O secretário de Agricultura do município, Roberto Wermelinger, disse que apoiará todas as iniciativas que visem à introdução do cultivo da macieira Eva em Nova Friburgo, porque representa uma “oportunidade para ampliar a área de produção, a geração de emprego no meio rural e os ganhos dos produtores rurais."

Dos agricultores que participaram da comitiva, alguns já trabalham com fruticultura (caqui, goiaba e banana) e vêem na maçã Eva uma opção para diversificar a produção. Em Nova Friburgo três produtores já têm a cultura da macieira implantada como experimento, e agora, após a visita técnica, este número tende a crescer, tornando-se mais uma opção produtiva para o município.

A visita foi feita em parceria com técnicos das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de Pesquisas Agropecuárias do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e o Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O técnico agrícola Ocimar Alves Teixeira, do escritório local da EMATER, liderou a comitiva.

Frio e altitude

Localizada numa área bem protegida no Vale do Rio Preto, com muita vegetação nativa e a mais de 800 metros de altitude, a fazenda possui 150 hectares, dos quais 10 são destinados ao cultivo orgânico de maçãs. A produtividade esperada é de 40 t/ha para as macieiras que têm entre um ano e meio e quatro anos.

O objetivo dos produtores é conseguir colocar as frutas no mercado até o dia 15 de dezembro, para fugir da concorrência da produção do sul do país. Para tanto, é adotada a técnica de quebra de dormência da planta no inverno, antecipando a brotação e a floração. A maçã Eva requer altitude acima de 700 metros, utilização de plantas polinizadoras e um pouco de frio durante o ano - bem menos que as variedades tradicionais (gala e fuji).

Nenhum comentário: