segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Segurança Pública no ‘Carnaval da Família’

Ordem Urbana e polícias civil e militar comemoraram sucesso da ação conjunta

O balanço da segurança pública em Nova Friburgo durante o carnaval 2010 foi, mais uma vez, positivo. Apesar do maior afluxo de público aos eventos promovidos pela prefeitura, estimados pela Secretaria Municipal de Ordem Urbana em pelo menos 15 por cento, a segurança foi mantida, numa parceria das polícias civil e militar e da Secretaria municipal de Ordem Urbana, através do qual foi executado um plano de policiamento, contando ainda com as participações da Guarda Municipal e do serviço de apoio à segurança, contratado pela Prefeitura.

Na central de comando integrado e monitoramento da Ordem Urbana, instalada na praça Dermeval Barbosa Moreira aconteceram, todos os dias, reuniões entre os comandos de policiamento de todas as forças envolvidas, onde se discutiam os eventos do dia, o contingente disponível e sua distribuição estratégica, a qual era, ainda, alvo de reuniões relâmpago, ao longo do evento, e nas quais eram decididos eventuais reposicionamentos, de acordo com o cenário do momento.

Toda a ação foi acompanhada pelo sistema de monitoramento por câmeras, instalado no posto de comando, e de onde o policiamento era acionado em auxílio a potencias problemas identificados pelas imagens. As polícias militar e civil estiveram comprometidas com o sucesso da operação, sendo que tanto o delegado titular da 151ª Delegacia Policial (Nova Friburgo), José Pedro Costa Silva, quanto o subcomandante do 11º. Batalhão Tiradentes da Polícia Militar, sediado no município, tenente-coronel Freimann, participaram ativamente das operações.

‘Carnaval da Família’ desde o ano passado

De acordo com o coronel Hudson de Aguiar Miranda, secretário de Ordem Urbana do Município, o tema escolhido para o carnaval 2010 foi um grande desafio para a segurança: “O ‘Carnaval da Família’ atraiu às ruas famílias inteiras. Crianças e idosos lotaram os locais dos eventos, tornando nossa missão ainda mais delicada. Além disso, certamente baseados no sucesso da segurança desde o ano passado, muitos friburguenses se sentiram incentivados em voltar a participar ativamente da festa, além do maior número de turistas.” – assegurou o secretário.

A Secretaria Municipal de Ordem Urbana comemora ainda ter atingido a meta de “ocorrência zero” durante o carnaval 2010, “já que no decorrer do mesmo nenhuma ocorrência violenta foi registrada. O único ato de violência registrado na área dos eventos foi o disparo de arma de fogo com lesão corporal, na rua Monte Líbano, na sexta-feira de carnaval. Contudo, o fato se deu quase uma hora após o encerramento da programação oficial”.

De acordo ainda com o secretário, “foi um trabalho de equipe do início ao fim, além da parceria com as polícias do Estado, houve um grande entrosamento das equipes da Prefeitura, sob a coordenação do Secretário de Governo, Bráulio Rezende”.

Para o gerente de planejamento da Secretaria de Ordem Urbana, André Luis S. Santos, “o projeto do carnaval 2010 foi um desafio, do ponto de vista da segurança pública, vencido com tecnologia, planejamento, comprometimento e cooperação de todos os envolvidos. Atribuímos a todos esses profissionais mais uma missão cumprida.” afirmou.

Nova Friburgo e seu carnaval vêm, desta forma, se consolidando como um dos melhores e mais seguros do Estado, atraindo turistas e divisas para o Município. Com isso, o Governo vem desenvolvendo bases para o processo de retomada do progresso econômico do município, sobretudo com o reposicionamento do Município como pólo cultural e turístico do Estado do Rio.

Nenhum comentário: