terça-feira, 2 de março de 2010

Incentivo à adoção e proteção para os cães abandonados

Uma interessante e relevante matéria do RJ InterTV traz a questão dos cães abandonados em nossa cidade.

Ano passado, como todos lembramos, um secretário municipal foi exonerado por ter mandado sacrificar 3 cães.

A prefeitura, com a reforma administrativa, que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2010, criou a Coordenadoria de Bem Estar do Animal, dentro da Secretaria de Meio Ambiente, que tem como objetivo tirar os cães da rua e estimular a adoção e proteção dos animais.(Falta sair da teoria e partir para a prática, pois os cães continuam nas ruas da cidade).

Uma cidade que tem como símbolo a Pedra do Cão Sentado deveria tornar-se símbolo também na questão da proteção aos animais de rua, coisa que eu, em particular, ainda não vi acontecer por aqui.

É bem verdade, e justiça seja feita, a Coordenadoria em questão resolveu o problema dos cavalos, que também foi um triste episódio ocorrido em nossa cidade. Mas não podemos deixar que primeiro os maus tratos aconteçam para depois serem tomadas as devidas medidas. Prevenção e proteção são as palavras-chave!

Enquanto isso, pessoas de bom coração, como é o caso da doméstica Cristina (que tem campanha permanente aqui no blog) abriga em sua casa mais de 240 cães recolhidos pelas ruas da cidade, sem qualquer auxílio do Poder Público, contando apenas com a boa vontade de um friburguense ou outro, que procura contribuir de alguma forma doando ração.

Vale a pena conferir o vídeo do RJ InterTV:

Nenhum comentário: