terça-feira, 2 de março de 2010

Morre o ex-Governador Geremias Fontes

Prefeito Heródoto decreta luto oficial no Município

Faleceu em Niterói nesta terça-feira, 02 de março, aos 79 anos, o ex-governador do antigo Estado do Rio (1967/1971), Geremias de Mattos Fontes.

O prefeito de Nova Friburgo, engenheiro Heródoto Bento de Mello, que foi Diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DEER) em sua gestão, recebeu a notícia no início da tarde desta terça-feira, quando se dirigia ao Rio.

Muito amigo do ex-Governador, de quem recebeu uma visita no ano passado em Nova Friburgo, o chefe do Executivo friburguense ficou consternado com o seu falecimento, afirmando que deixa em sua trajetória política um legado de realizações em Nova Friburgo e região.

Bacharel em direito, Geremias Fontes nasceu em São Gonçalo, município da Baixada Fluminense do qual foi prefeito, entre 1959 a 1962, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro, pelo PTB, e pertenceu aos quadros da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ao deixar o Governo do Estado, em 1971, voltou a exercer a advocacia e às suas atividades de pastor da Igreja Presbiteriana.

Em Nova Friburgo, destacam-se, entre as realizações do Governo de Geremias Fontes, obras como o Eixo rodoviário (desde Conselheiro Paulino à Ponte da Saudade), incluindo o viaduto de acesso ao centro do município, que inclusive tem o nome em sua homenagem.

O prefeito Heródoto determinou na tarde de ontem, que fossem adotadas as providências para a decretação de luto oficial, por três dias, no Município em honra ao ex-governador falecido por complicações de diabetes. Seu sepultamento será às 12 horas desta quarta-feira, 03, no cemitério de Pacheco, em São Gonçalo. O ex-governador deixou viúva, oito filhos, 23 netos e dois bisnetos.

Nenhum comentário: