Cidade terá também estreia dos Feminino, Junior e Minicross
A abertura do Campeonato Estadual de Motocross, pelo segundo ano consecutivo, será em Nova Friburgo nos próximos dias 13 e 14 de março. Alguns dos melhores pilotos cariocas estarão competindo na pista, construída às margens da RJ 130 (Teresópolis-Friburgo), na localidade de Conquista, onde ocorreu a etapa final do Brasileiro, em agosto do ano passado, e a abertura da temporada estadual 2009, em março. No mesmo evento também serão disputados, pela primeira vez no país, os campeonatos nacionais Feminino, Junior (até 18 anos) e Minicross (até oito anos).
O secretário de Esportes, Frank James, lembra que a estreia em Nova Friburgo do Feminino de Motocross acontece no mês da mulher e que a cidade foi escolhida em função do público de 40 mil pessoas que assistiu às competições do ano passado - considerado um recorde em todas as oito etapas da temporada. A entrada será gratuita, assim como no ano passado, mas a Secretaria Municipal de Esportes solicita que as pessoas colaborem com 1 quilo de alimento não perecível.
A diretora geral da Federação de Motociclismo do Rio de Janeiro (Femerj), Melina Guelman, ressalta que, além das mulheres, esta é também a primeira vez que pilotos adolescentes e mirins terão campeonatos exclusivos, uma vez que até então corriam junto com os adultos. Segundo Melina, a separação dos adultos ainda facilita a manutenção da pista para os competidores iniciantes. “A sequência de baterias provoca o desgaste da pista, aumentando as valas, que se tornam mais perigosas para a categoria mirim”, explica.
No Minicross, as motos não têm marchas, apenas freio e acelerador. Já na categoria Junior, as motos são as mesmas dos adultos (nacionais ou importadas), valendo o limite de idade: até 18 anos. O Feminino, por sua vez, não tem distinção de idade nem de moto. A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) vai distribuir prêmios em dinheiro para todas as categorias e troféus até o 5º lugar.
Nova Friburgo estará representada pelo campeão na classe MX2 Swian Zanoni, além dos pilotos Mateus Corguinha (80cc), Maicon Morgado (MX2) e Filipe Sorrentino (80cc). O piloto costarriquenho Roberto Castro, filiado à CBM, correrá nas categorias Força Livre e MX2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário