Por Robson Rodrigues
Por várias vezes, acompanhando entrevistas e debates sobre Nova Friburgo com presença de gestores públicos, vereadores e outros representantes políticos, tenho percebido seus discursos semelhantes quando o assunto é investimentos e cumprimento de promessas de campanha eleitoral e de metas estabelecidas dentro de seus respectivos prazos: “- NÃO HÁ RECURSO!”
Recentemente, ouvindo o secretário de assistência e desenvolvimento social e trabalho, vereador licenciado Isaque Demani, tive que reconhecê-lo como alguém que se mostra muito bem informado sobre a maioria dos problemas da cidade e suas soluções. Interessante para mim foi, porém, ele apresentar bom parecer sobre os investimentos necessários e obrigatórios para sua secretaria, alegando, a seguir, NÃO TER RECURSOS.
ONDE ESTÁ O DINHEIRO?! O QUE ESTA PREFEITURA ESTÁ FAZENDO COM OS RECURSOS PÚBLICOS?
O recolhimento do IPTU justo é um “sucesso”, todos estão pagando; investimentos e parcerias com o Governo Federal e Estadual têm sido anunciados na mídia; outras parcerias, também, estão gerando recursos dentro de nosso município. O vice-prefeito Dermeval disse no programa “Debates a Voz da Serra” que, em alguns dias como prefeito, trouxe mais de quinhentos mil reais para o município!
Eu, eleitor comum e curioso, questiono: MAS, ONDE ESTÁ O DINHEIRO?!
O Deputado Estadual Comte Bittencourt está pedindo ao ministério público que investigue a desapropriação do terreno onde foi construída a UPA, que custou aos cofres públicos a soma de R$ 3.470.000 (três milhões, quatrocentos e setenta mil reais)[1], cujo dono era o irmão do prefeito.
O site da Prefeitura de Nova Friburgo tem um link TRANSPARÊNCIA, mas eu não identifico tanta transparência. Será que se quer ter, realmente, transparência?
O que está acontecendo de verdade? Por que não temos recursos para as questões essenciais? Por quê?
Durante a última campanha eleitoral para governo municipal, ouvi do executivo eleito promessas de fazer e acontecer. Falou-se de implantação de transporte do futuro – um super trem... Dizia-se que esforços e recursos não podiam ser medidos para que a rede de saúde pública de Nova Friburgo fosse referência nacional em termos de qualidade... Aeroporto de magnitude foi idealizado e descrito como plano a ser cumprido com facilidade... Em todos os discursos de palanque era um tal de “eu serei”, “eu posso”, “a gente é ousado”, “eu já fiz e farei de novo”... E agora?!
A sociedade precisa ser mobilizada a cobrar e investigar o uso criterioso do DINHEIRO PÚBLICO, que tem finalidade de promover o bem estar coletivo. O cidadão que paga seus impostos, que é responsabilizado pelos seus deveres, investe neste caixa e deve ser respeitado, considerado e atendido em suas necessidades.
Argumentação de que a gestão passada deixou falhas é, até, aceita; mas, a grosseria no trato, a estupidez nas desculpas, o não atendimento dos cidadãos, o descaso sobre a análise popular, isso não é aceitável.
Quem votou no prefeito NÃO o escolheu para ficar nas ruas com seu apito controlando trânsito, brigando com motoristas, parando carros e ou coisas semelhantes. ISSO NÃO É ATRIBUIÇÃO DE PREFEITO, pode ser visto mesmo como improbidade administrativa. Seus eleitores o querem preocupado com afazeres de gestor público, tais como: atender a população nas suas demandas, produzir soluções à problemática municipal e informar à sociedade de suas ações. Afinal, porque, ele que é pago para gerir as demandas de nossa cidade, ficaria fazendo outras coisas que não lhe competem?!
Aliás, é motivo de grande aborrecimento observar que, no lugar do prefeito eleito, age pessoa que não tem nenhuma habilidade para gerir recursos públicos, pois, é certo que nem todo empresário bem sucedido pode ser gestor público de qualidade!
Estou insatisfeito com a gestão atual da prefeitura; estou chateado com sua falsa transparência; estou triste por ver minha cidade sofrendo.
Expresso-me como cidadão envolvido com as demandas locais, com a liberdade de não estar filiado a partido político algum, mas com o compromisso intrínseco de quem faz parte da comunidade onde reside e atua.
Robson Rodrigues
Cidadão Friburguense e morador do Cascatinha
Visite o Blog Café com Gente
Nenhum comentário:
Postar um comentário