O deputado estadual Olney Botelho (PDT) participou na última quinta-feira, 22, da entrega de dois veículos que serão utilizados para o fortalecimento da agricultura familiar em Vargem Alta. Os carros foram adquiridos com recursos de convênio da Emater-Rio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), firmado em 2008, visando atender os agricultores no estado.A agricultura familiar é um dos focos de ação da secretaria estadual de agricultura. Segundo o presidente da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), Justino Antônio da Silva, a iniciativa atende ao processo de reestruturação da instituição. “Temos junto aos agricultores o papel de agentes de solução, trazendo tecnologias, desenvolvimento, e atuando como elo de fomento e interação com sindicatos rurais e cooperativas, explicou”.
Na ocasião, Olney ouviu atentamente os produtores rurais que solicitaram ao deputado uma solução imediata para a telefonia em Vargem Alta. “Não podemos deixar uma comunidade como a de Vargem Alta sem infra-estrutura. Me comprometo a levar a reivindicação ao governador Sérgio Cabral e essa demanda é pra já, não podemos mais esperar”, afirmou Olney.
Os produtores rurais da região ainda participaram do I Seminário de uso correto de Produtos Fitossanitários. Os agricultores fizeram o treinamento sobre a Segurança no Trabalho com Defensivos Agrícolas com o agrônomo paulista, Hélio Vilela. A gerente do Programa Florescer, Nazaré Dias, também falou aos agricultores sobre a importância do projeto que ao mesmo tempo em que divulga a floricultura local, promove a capacitação visando à profissionalização, fundamental para que possam competir no mercado, cada mais exigente.
Além de Justino, presidente da Emater-Rio, também estiveram presentes o gerente estadual de Floricultura e Fruticultura, Martinho Belo, o coordenador do programa especial de fomento agropecuário e tecnológico, Ronaldo Soares, o supervisor regional serrano, Alexandre Jacinto, o supervisor da Emater-Rio de Nova Friburgo, Affonso Henrique de Albuquerque Junior, o secretário municipal de Agricultura Roberto Wermelinger, os técnicos de agropecuária, Ocimar Teixeira e José Marcos e os agrônomos Canellas e Marcelo Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário