quarta-feira, 28 de julho de 2010

‘OS 3 TENORES DO BRASIL’ EM NOVA FRIBURGO

9° FINF tem ‘Concertos ao Meio Dia’nesta quinta e continua até domingo, com atrações para todos os públicos

O 9° FINF - Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo caminha para sua última semana, oferecendo espetáculos para os mais diversos gostos. Nesta quinta-feira, 29, encerra-se a série ‘Concertos ao Meio Dia’, no Teatro Municipal (praça do Suspiro), onde foram realizados durante a semana recitais na terça e quarta-feira, sempre no início da tarde. Nesta quinta, o programa será executado pelos pianistas Marcelo Thys, Luciano Magalhães e Ligia Moreno, tendo como pianista acompanhador Luciano Magalhães, executando obras de Poulenc – concerto para dois pianos e Rachmaninoff n° 2.

Na mesma quinta-feira, 29, às 20 horas, a atração do 9° FINF também no Teatro Municipal serão ‘Os 3 Tenores do Brasil’. Geilson Santos, Marcos Paulo e João Alexandre, tendo ao piano André Kacowiczm que assina também a direção musical do espetáculo. Os três tenores executarão obras de Mozart, Puccini, Gounod e Verdi.

Na sexta à noite, Yamandu Costa no teatro e Roberta Sá no palco da ilha do Country

‘Amores do Poeta - Tributo ao Ano Schumann’, com Adriano Jordão (piano) e o tenor Oliveira Lopes, executando obras de Schumann, Britten, J. Rodrigo e outros, será a atração da sexta-feira, 30, a partir das 17 horas, na Usina Cultural Energisa, enquanto no Teatro Municipal, o violão de Yamandu Costa promete um show envolvente. Na mesma sexta, no entanto, o grande show de início do último fim-de-semana do FINF, será no palco da ilha: a cantora Roberta Sá se apresentará a partir das 23 horas, sendo que às 21h30 haverá show de abertura com a cantora local Manú Cordeiro.

Praça de alimentação: gastronomia típica japonesa e alemã

Além do festival gastronômico paralelo que está sendo realizando por hotéis e restaurantes em vários locais do município, o público que frequenta os shows no Nova Friburgo Country Clube conta com uma praça de alimentação, com comidas típicas da Alemanha e do Japão. Dalva Brust, presidente do Centro Teuto Friburguense tem recepcionado os visitantes no restaurante alemão, não só com pratos típícos; ela conta animada que determinadas pessoas ficam surpresas ao se depararem com o mapa das regiões alemãs, de onde vieram as diversas famílias dos pioneiros colonizadores gêrmanicos do País, chegados a Nova Friburgo em 03 de maio de 1824.

Os Emmerich, Henringer, Brust, Daudt, Drietrich, Heidrich são alguns dos nomes de origem alemã, cujas famílias têm a grata satisfação de conhecer um pouco mais da história de seus descendentes. Assim, além da boa música, diversão e lazer, boa comida, o Festival oferece ainda essa oportunidade de integração, congraçamento e conhecimento das origens friburguenses.

´Os três tenores’

Acompanhados pelo pianista e diretor musical André Kacowicz, graduado em piano pela Universidade de Brasília e com Mestrado em Práticas Interpretativas, pela UFRJ, sob orientação de Myrian Drauelsberg, os tenores Geilson Santos, Marcos Paulo e João Alexandre vão apresentar as obras de Mozart, Puccini, Gounoud e Verdi.

O tenor Geilson Santos, carioca que vem se destacando como solista, em 2005 foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e, em 2000, agraciado com o prêmio Armando Prazeres no 1º Concurso Petrobrás Pró-Música, tendo sido convidado a realizar concertos com a Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) sob regência de Roberto Tibiriçá. No espetáculo, ele apresentará Un’Aura Amorosa’, da ópera Così Fan Tutte, de Mozart; ‘Ah, leve-toi, soleil!’, da ópera Romeo e Julieta, de Gounod e ‘Uma Furtiva Lagrima’, da ópera L’elisir D’amore, de Donizetti.

Na voz de João Alexandre, o tenor que iniciou o contato com a música aos seis anos de idade, no Côro Infantil da Universidade Gama Filho, sob a regência do maestro Abelardo Magalhãese, mais tarde atuou como solista deste coro até o ano de 2002, os espectadores terão o prazer de ouvir ‘Recondita Armonia’ da ópera Tosca, de Puccini, ‘E La Solita Storia Del Pastore’, da ópera L'arlesiana, de Cilèa e ‘O Paradis sorti de l'onde’, da ópera L’africaine, de Meyerbeer.

Já Marcos Paulo, que também é carioca e iniciou os estudos de música com Mario Godoy e de canto com Graziela di Salerno, vencedor do 5° International Voice Competiton, em Philadelphia (1995), sendo então convidado no ano seguinte por Luciano Pavarotti a participar da ‘Ópera Extravaganza’, dividindo com outros vencedores papéis em ‘Tosca’ e ‘La Bohème’, de Puccini; ‘Falstaff’, de Verdi; e ‘Lucia’, de Lamenermoor, de Donizetti, apresenta ‘E Lucevan Le Stelle’ da ópera Tosca, de Puccini e ‘Che Gelida Manina’ da ópera ‘La Bohème’, de Puccini. Juntos os 3 Tenores cantam ‘Torna a Surriento’, de Ernesto de Curtis, ‘Santa Lucia’, transcrição de J. Portaro, "Core N'grato" de S. Cardillo, ‘O Sole Mio’, de E. Di Capua; ‘La Donna e Mobile’, da ópera ‘Rigoletto’; de Verdi e ‘Nessun Dorma’, da ópera ‘Tourandot’, de Puccini.A entrada ao Festival de Inverno é totalmente grátis, mediante a doação de 01 kg de alimento não perecível. Pede-se ao público, a chegada, aos locais com antecedência, pois não é possível a reserva de lugares, sendo que a lotação é limitada.
PROGRAMA

1. "Un’ Aura Amorosa"
da ópera Così Fan Tutte, de Mozart
tenor : Geilson Santos

2. "Recondita Armonia"
da ópera Tosca, de Puccini
tenor: João Alexandre

3. "Ah, leve-toi, soleil!"
da ópera Romeo e Julieta, de Gounod
tenor: Geilson Santos

4. "E La Solita Storia Del Pastore"
da ópera L'arlesiana, de Cilèa
tenor: João Alexandre

5 "E Lucevan Le Stelle"
da ópera Tosca, de Puccini
tenor: Marcos Paulo

6. “O Paradis sorti de l'onde”
Da ópera: L’africaine, de Meyerbeer
Tenor: João Alexandre

7. “Uma Furtiva Lagrima”
Da ópera:L’elisir D’amore, de Donizetti
Tenor: Geilson Santos

8. "Che Gelida Manina"
da ópera La Bohème, de Puccini
tenor: Marcos Paulo

OS 3 TENORES JUNTOS CANTAM

9. "Torna a Surriento"
de Ernesto de Curtis

10. "Santa Lucia"
transcrição de J. Portaro

11. "Core N'grato"
de S. Cardillo

12. "O Sole Mio"
de E. Di Capua

13. "La Donna e Mobile"
da ópera Rigoletto, de Verdi

14. "Nessun Dorma"
da ópera Tourandot, de Puccini.

Nenhum comentário: