sexta-feira, 16 de julho de 2010

Teatro Municipal lotado na 1ª noite

Cia Brasileira de Ballet abre magistralmente 9º Festival de Inverno de Nova Friburgo,
que prossegue em seu primeiro fim-de-semana


A fila formada quase duas horas antes do espetáculo - chegando até a subida do teleférico, na praça do Suspiro - foi a cena mais surpreendente da primeira noite do 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, na quinta-feira, 15. Dentro do Teatro Municipal lotado, antecedendo a magistral apresentação da Cia Brasileira de Ballet, o prefeito Heródoto Bento de Mello fez rápido pronunciamento de abertura, no qual se mostrou emocionado “por ver um público interessado em cultura”, acentuando que “esta é a Nova Friburgo autêntica, cujo povo é apreciador da boa música e dos melhores espetáculos”. O chefe do executivo fez homenagens especiais ao Governo do Estado, agradecendo o apoio para a realização do evento.


Com 42 bailarinos, 17 dos quais se despediram do grupo naquela apresentação, pois estão partindo para carreiras internacionais, em locais como Monique, Mônaco, Estados Unidos e até na Croácia, a Cia Brasileira de Ballet fez bonito para apresentar ‘A Flauta Mágica’. Sob a direção de Jorge Teixeira - que já conhecia a cidade, na qual vêm com freqüência acompanhar o trabalho de bailarinos locais - empolgou o público que externou sua satisfação com muitas palmas, ao final de pouco mais de uma hora de dança. Entusiasmado, o secretário de Cultura do Município, Roosevelt Concy disse que “nunca vi tantos aplausos seguidos num evento em nosso teatro”.


ELOGIOS AO PÚBLICO - Apesar da beleza e da técnica do espetáculo, um dos maiores elogios da noite foi para o público. Para o diretor Jorge Teixeira, “foi surpreendente ver, além da casa cheia, um público interessado e que sabe apreciar um evento destes”. Em conversa com os secretários Roosevelt (Cultura) e Girlan Guilland, de Comunicação Social, ele aproveitou ainda para falar do grande potencial da dança em Nova Friburgo, onde tem muitos talentos; ele inclusive exemplificou com o caso da menina Fernanda Reis (aluna da professora Iane Rocha), que atualmente faz parte de sua companhia. “Precisamos investir na dança. Em todo o Brasil, só temos o corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Uma cidade como Nova Friburgo, com um teatro maravilhoso desses, precisa pensar em ter a sua própria companhia”. - defendeu Jorge, que desenvolve um importante trabalho social, aproveitando jovens bailarinos de várias regiões do País e que comemora o fato de um grupo estar indo para o exterior.

No primeiro fim-de-semana: violino da Rússia, orquestra e duo italiano de violoncelo e piano

O garoto Dmitry Smirnov nascido em São Petersburgo (Rússia), e que começou a estudar música aos quatro anos de idade, é uma das grandes atrações deste primeiro fim-de-semana do 9º FINF. ‘O Novo Prodígio do Violino Russo’ é o espetáculo que ele fará, às 20 horas deste sábado, 17, no Teatro Municipal (Suspiro), acompanhado da pianista do Teatro Municipal do Rio, Priscila Bomfim e executando obras de Tchaikovsky, Brahms, Paganini e outros.

Na noite de domingo, 18, também a partir das 20 horas no Teatro Municipal, os mais de 40 integrantes da Orquestra da Universidade Candido Mendes (UCAM), criada no Campus Nova Friburgo, apresentará um programa, que inclui: ‘Concerto em Sol Maior para Viola’ (G.P.Telemman; Solista: João Vicente), ‘Minueto n°1’ - Kv 363 (W.A.Mozart; Arranjo.: Jorge Ayer), ‘Contradança I’ - K.V.603 (W.A.Mozart; Adaptação: Jorge Ayer), ‘Galop du Diable’ (G.Ludovic; Arranjo.: Arthur Pontes e Teclado: Andrea Senna), ‘Jesus Alegria dos Homens’ (J.S.Bach; Arranjo Jorge Ayer), ‘Can-Can’ (J.Offenbach; Arranjo.:Jorge Ayer). ‘Sinfonia em Fá maior - N°32’ (G.B. Sammartini; Adaptação: Jorge Ayer), ‘Humoreske’ (A.Dvorák), ‘Marcha do Triunfo’ - WoO 2a (Arranjo: Jorge Ayer) e ‘Concerto Estudantil n° 2-3° Mvt’ (F.Setiz, Arthur Pontes; Solista: Isaac Cainã). A regência será do professor Francisco Fernandes Filho, tendo como regente assistente Marcos Botelho.

NA SEGUNDA, DUO ITALIANO

Formado por dois grandes músicos italianos, solistas internacionais e professores de conservatórios na Itália - Francesco Cipolletta (piano) e Dario Destefano (violoncelo) - o Duo Cipolletta-Destefano será a principal atração da noite de segunda-feira, também no Teatro Municipal da praça do Suspiro, a partir das 20 horas, executando obras de Schumann, Brahms e César Franck.

Já tendo participado de diversos festivais na Europa e Japão e se apresenta pela primeira vez na América do Sul, neste Festival de Inverno de Nova Friburgo, uma vez que os músicos integram o Trio Archè, atualmente em tour por cidades do interior do Estado de São Paulo, durante este mês de julho.

Na primeira parte do programa, o duo estará apresentando: VIVALDI: Sonata n° 5 em mi maior; SCHUMANN: Fantasiestucke op. 73 e BRAHMS: Sonata n° 1 op. 38 em mi maior (allegro ma non troppo, allegretto quasi menuetto e allegro), enquanto na segunda parte: RACHMANINOV: Sonata op. 19 (Lento; Allegro moderato; Andante e Allegro mosso).

A programação completa pode ser encontrada nos sites: http://www.pmnf.rj.gov.br/ e http://www.dellarte.com.br/festival/nf/

Nenhum comentário: