quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vereador retarda criação do Conselho da Mulher

Ao retirar-se da sessão, edil evita votação de projeto que beneficiaria mulheres do município

Na sessão da Câmara Municipal do dia 13 de julho, o vereador Cláudio Damião defendeu indicação legislativa, para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Se fosse aprovada, a indicação seria encaminhada ao prefeito, que a transformaria em anteprojeto e o encaminharia à Câmara, para que fosse discutido e votado.

Embora Cláudio Damião tenha apresentado a proposta, ela foi elaborada por diversas entidades que lutam pelos direitos da mulher, como o Ser Mulher, Anastácia, Centro de Referências da Mulher, OAB, Associação das Mulheres Mastectomizadas, entre outras.


Quando implementado, o Conselho representará um enorme avanço para a consolidação da luta das mulheres, que atualmente são vítimas de violência de todos os tipos, sendo ela física, moral ou psicológica” afirma Cláudio Damião. Entre as atribuições do grupo, estaria a de articular ações entre governo municipal e sociedade civil para formulação de ações públicas para as mulheres e promover políticas afirmativas de inclusão e combate ao preconceito em relação às mulheres negras, indígenas, com deficiências, e a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBTs).

Antes da votação da indicação, o vereador Edson Flávio pediu vistas ao texto, embora ele já fosse de conhecimento de todos os vereadores. O pedido foi negado pela Presidência e, como forma de retaliação, o edil retirou-se do plenário, impossibilitando o quorum para votação da indicação. Restou a dúvida se o seu comportamento foi homofóbico ou machista.

Inconformado com o comportamento do colega, que desrespeitou as lutas das mulheres friburguenses, o vereador Cláudio Damião solicitou que fosse registrado em ata o seu protesto: “A atitude do vereador Edson Flávio, ao se retirar da Sessão, já se configura como um ato de violência para com todas as mulheres do município” finalizou.

Um comentário:

Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz disse...

E este cara (o Edson) ainda quer ser deputado?! Mais um que eu não voto! Parabéns, Cláudio Damião!