Heródoto conclama integração regional
Reunido com demais chefes de executivos do Centro Norte para tratar do consórcio de Saúde e UTI pediátrica, prefeito friburguense propõe ação conjunta em diversas áreas
O assunto principal era a saúde, mas o prefeito e engenheiro friburguense Heródoto Bento de Mello, aproveitou a reunião com demais chefes de executivos da região ou respectivos representantes - em almoço num pesqueiro no distrito bom-jardinense de São José do Ribeirão - nesta segunda-feira, 16, para propor uma grande ação integrativa dos municípios da região Centro Norte-Serrana do Estado.
Acompanhado dos secretários Braulio Rezende (Governo), Egídio Bonin Azevedo (Saúde) e Girlan Guilland (Comunicação Social), o prefeito Heródoto foi tratar com os demais prefeitos sobre a proposta de implantação de uma UTI pediátrica regional, bem como o ingresso de Nova Friburgo no Consórcio Intermunicipal de Saúde da região (CIS-Serra), possibilitando atuação conjunta e mais eficaz dos 12 municípios, inclusive com o barateamento da compra de medicamentos, por exemplo, que poderá passar a ser feito de forma coletiva e em escala.
“Por que não um consórcio para tudo? Podemos ter, por exemplo, um escritório comum de projetos”
“Esse trabalho pode ser o começo de uma grande ação, que poderemos desenvolver com reais e expressivos benefícios para cada um de nossos municípios e com um êxito muito grande para todos nós”. - defendeu Heródoto, assegurando que “nossa região é, hoje, a mais pobre do Estado, quadro este que precisamos mudar”. - disse o prefeito, em seu quarto mandato, usando de sua experiência política em mais de meio século de vida pública para sustentar que “queremos um hospital que possa servir a todos e, em torno e a partir da Saúde, poderemos levar adiante essa integração regional”. – disse, acrescentando ainda: “Não queremos ser donos de nada, nem ter quaisquer predominâncias de Nova Friburgo. Nossa região é diferente e heterogênea e perfeitamente poderemos trabalhar para que a conquista de um determinado lugar seja de toda a região e não só de um determinado município”.
Da mesma forma, o prefeito defendeu a descentralização da industrialização regional: “por que uma determinada indústria precisa ficar em Nova Friburgo, ao invés de se instalar em qualquer outro município vizinho?”
Por fim, o prefeito friburguense questionou: “por que não fazemos um consórcio para tudo, tendo a Saúde como primeiro passo?”, recebendo resposta imediata do prefeito anfitrião, Afonso Monnerat, de que “esse é exatamente o nosso objetivo maior”. Heródoto completou ainda com a ideia do escritório conjunto de projetos, que foi considerado fundamental pelo prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda.
UTI pediátrica: proposta em debate na reunião da segunda, 23
As dificuldades de atendimento de urgência médica na área infantil, sobretudo dos casos que dependem de remoção de pacientes para o Rio de Janeiro ou outros municípios da área metropolitana, foi o principal tema do encontro. O secretário de Governo, Braulio Rezende, relatou inclusive que, nos últimos meses, foram registrados casos de três óbitos.
“A solução que propomos é boa para todos”. - assegurou o secretário Braulio que, juntamente com o médico e secretário municipal de Saúde, Egídio Bonin, explicou que, com a reforma do Hospital Raul Sertã, o município já comprou todos os equipamentos, como respiradores individuais por leito, bombas injetoras e todos os demais componentes necessários para instalar a UTI pediátrica. “As prefeituras da região arcariam com técnicos de enfermagem e enfermeiros, sendo que teriam direito a três dos cinco leitos”.
“Além disso - segundo o médico e secretário Egídio - teríamos condições de receber o paciente de internação intermediária, as quais estariam asseguradas em função do melhor aparelhamento do hospital. Hoje, por falta de condições, esse paciente tem que ficar aguardando”.
As formas de operacionalização do novo sistema estarão em análise nos próximos dias, sendo que a inclusão de Nova Friburgo no consórcio intermunicipal de Saúde é considerada ponto de partida. O secretário Bonin já vem cuidando da questão, a qual tem que passar pelo Conselho Municipal de Saúde e contar ainda com a homologação de um protocolo de intenções a ser assinado pelo prefeito. Na próxima reunião, agendada para a segunda-feira, 23, igualmente em Bom Jardim, cada um dos prefeitos estará acompanhado dos respectivos procuradores gerais e dos secretários de saúde, para definirem um consenso a respeito da melhor forma de custeio do futuro serviço que está se imaginando implantar.
Participações
Além do prefeito de Bom Jardim, Afonso Monnerat, acompanhado do vice-prefeito Paulo Barros e do Secretário de Saúde Carlos Alberto Spitz e o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, participaram deste primeiro encontro: os prefeitos de Macuco, Rogério Bianchini; Arthur Lima Garcia, de Santa Maria Madalena; Carlos José Gomes de Souza (Trajano de Moraes); Rafael Miranda, de Cachoeiras de Macacu; Juarez Gonçalves Corquinha (Sumidouro) e Silvio Abreu Daflon, de Cordeiro, além do secretário municipal de Saúde de Cantagalo, Márcio da Silva, representando o prefeito Guga de Paula, bem como o vice-prefeito e prefeito em exercício de Duas Barras Marcos Serpa Alves, acompanhado de Aldelir Teixeira, presidente da Câmara Municipal bi-barrense, como também o ex-secretário de saúde de Bom Jardim, o médico Marcos Célio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário