quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Credibilidade das Pesquisas Eleitorais

O que é e para que serve uma pesquisa eleitoral?

A pesquisa eleitoral é um método utilizado para amostragem, ou como queiram, uma sondagem que é feita acerca da tendência dos leitores, naquele momento. Costumo dizer que é um termômetro para os partidos medirem o prestígio de seus candidatos, e também os seus desempenhos em determinadas regiões. Porém, nenhuma pesquisa pode ter a pretensão de substituir a eleição propriamente dita.

Independentemente dos resultados das pesquisas, cabe ao eleitor uma certa cautela, ainda que o seu candidato esteja encabeçando a lista de tendências. Até quem está na dianteira pode ter prejuízos, caso se acomode e entre no clima do "já ganhei!". Esse fenônemo já ocorreu por aqui em Nova friburgo, e qual não foi a surpresa geral, numa eleição recente, bem como numa anterior, que apontava um determinado candidato na terceira posição, quando na verdade, foi este que exatamente se elegeu.

A seguir um interessante vídeo, onde o sempre polêmico Kajuru comenta sobre o Instituto IBOPE. Vale a pena conferir!

2 comentários:

Carlos Emerson Jr. disse...

Bom,com quase 60 anos de idade, eu só fui "pesquisado" uma única vez... foi no ano passado, no Rio, pelo Datafolha, sobre o caso dos Nardoni.

Muito pouco, não é mesmo ?

Monique Schuabb disse...

Considere-se um premiado! Rs...

Nunca, na vida, fui abordada por nenhum instituto de pesquisa, em 3 décadas de existência. E o meu marido, que é mais ou menos da sua época, tb não!