domingo, 12 de setembro de 2010

Cultura em baixa:no Brasil, só 9,1% dos municípios têm cinema

RIO - Aos 15 anos, Mayra Meireles é quase uma adolescente como qualquer outra. A diferença entre ela e muitos adolescentes brasileiros é que Mayra afirma que "não tem sonhos". Talvez seja porque nunca esteve numa sala de cinema - "a claridade é só da tela, né?" -, nunca entrou num teatro, nunca viu um show - "gosto do Sorriso Maroto e do Belo" -, nunca teve a chance de se aventurar nas páginas de muitos livros - "Biblioteca? Nunca fui. Só li a Bíblia e um livro do Vinicius de Moraes, que gostei" - ou esteve no circo. A menina, que nasceu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e foi criada no bairro Chapéu do Sol, em Xerém, na Baixada Fluminense, é a caçula de uma família - pai, mãe e dois irmãos - que também nunca esteve em nenhum desses lugares.

"Não fui criada vendo filmes, ouvindo música ou saindo para passear. Meu pai gosta de ficar em casa e minha mãe nunca teve ânimo nem para nos levar ao circo, que vinha raramente para a cidade. Então, vivo com os pés no chão, sei qual a minha realidade."

No Brasil, segundo dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), feita pelo IBGE em 2009, apenas 9,1% dos municípios têm sala de cinema. Ao todo, 23,3% contam com museus, e bibliotecas públicas estão presentes em 93,2%. Outros dados do IBGE, esses de 2006, mostram que só 14% dos brasileiros vão ao cinema uma vez por mês, que 92% nunca frequentaram museus e 93% nunca estiveram numa exposição de arte.

O Globo

E a realidade da menina Mayra está debaixo do nosso teto, no Estado do RJ. Como não deve ser o acesso à cultura nos estados do N, NE...

Nenhum comentário: