quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inaugurada a 21ª biblioteca da rede municipal

Escola em Mury inaugura a 21ª biblioteca da rede


Secretaria de Educação entrega mais uma sala de leitura homenageando o escritor Francisco Gregório Filho


Na manhã da última quarta-feira, 22, a Escola Municipal Maximilian Falck, em Mury, recebeu autoridades e convidados especiais para a inauguração de sua sala de leitura. Trata-se da 21ª biblioteca escolar numa unidade de ensino da rede pública municipal, inaugurada pela secretária de Educação, professora Ledir Porto e equipe de gestores, desta vez prestando homenagem ao professor e escritor Francisco Gregório da Silva Filho, secretário municipal Pró-Leitura.

Com exibições especiais dos próprios alunos, apresentando desde danças, com coreografia de uma das próprias alunas, Maria Eduarda Barbeto; poesias e textos sobre a importância da leitura, além da aluna Angélica, que leu a biografia do homenageado, e recebeu do mesmo exemplares de livros autografados para o acervo da biblioteca, a inauguração se iniciou com o escritor Gregório contando histórias.
Com as participações da atual diretora, Simone Kelly Raposo Guimarães e da ex-diretora do educandário, Anna Carla Novelli Fratani; do vereador Sérgio Xavier, presidente da Câmara Municipal, do jornalista Girlan Guilland, secretário de Comunicação Social; da coordenadora de bibliotecas da SME, Márcia Machado; do secretário Gregório e da subsecretaria Pró-Leitura, Maria Clara Albuquerque, além da secretária de Educação, o ato revestiu-se de grande significado.

ALUNO-ESCRITOR

Em meio aos discursos, antecedendo o descerramento da placa alusiva e da visita ao espaço da nova sala de leitura, entusiasmado o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II Johanatham Cardoso - mais do que leitor interessado - se revelava um autêntico escritor, apresentando a todos, com bastante empolgação, os dois primeiros volumes manuscritos da série de sua autoria, intitulado ‘Astronomia’, com curiosidades e informações sobre o tema, pelo qual o jovem se confessou apaixonado.

São informações e explicações sobre astronomia, que pesquisei, já que gosto muito”. – disse, complementando que “sonho em ter uma luneta e que adoraria publicar os meus livros”.

Vigésima biblioteca ‘Cantinho da Luna’

Com um acervo de 300 títulos, a 20ª biblioteca escolar, inaugurada anteriormente, funciona na Escola Municipal Patrícia Jonas Sant’Anna, localizada na rua São Paulo, comunidade Bela Vista, no bairro Olaria.

Denominada ‘Cantinho da Luna’, a sala de leitura homenageia a empresária do setor de confecções e escritora Gisele Barroso, que além de aproveitar as sobras de sua confecção para produzir os bonecos que são personagens da turma da Luna é autora do livro ‘Diário da Lua’, com o qual as turmas daquele educandário desenvolveram recente trabalho pedagógico e resolveram, desta forma, prestigiar a autora, que prontamente fez as doações de livros e dos personagens.

Nenhum comentário: