sexta-feira, 26 de novembro de 2010

‘Música e Saber’

O Projeto traz para Nova Friburgo oficinas de capacitação para alunos e profissionais da área

- Na programação: shows e concertos abertos à população

O Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro promoverá o Projeto ‘Música e Saber’ de 3 a 5 de dezembro em Nova Friburgo. O objetivo é oferecer a músicos da Região Serrana a oportunidade de capacitação e reciclagem de seus conhecimentos e práticas musicais no âmbito da música de câmera e instrumental. Serão oferecidas gratuitamente oficinas para instrumentistas de sopros e cordas, e arranjadores, além de shows e concertos abertos à população.

O projeto traz músicos renomados do meio instrumental, como o Quarteto Maogani, o Art Metal Quinteto, o clarinetista Paulo Sérgio Santos, Tim Rescala e Bia Paes Leme, arranjadora e integrante da banda de Chico Buarque, dentre outros destaques da cena musical do Rio de Janeiro.

As oficinas são direcionadas ao público jovem, em idade escolar, e adultos. Podem participar moradores de cidades vizinhas como Teresópolis, Sumidouro, Duas Barras, Trajano de Morais, Cordeiro e Bom Jardim. Vale destacar que o aluno menor de idade terá que apresentar comprovante de freqüência escolar e levar seu instrumento e estante de partitura para as oficinas.

Com vagas limitadas (30 para cada oficina e 50 para cada workshop), as inscrições devem ser feitas o quanto antes na Secretaria da Banda Euterpe Friburguense, localizada na Av. Euterpe Friburguense 53, Centro - Nova Friburgo, de segunda-feira a sábado, das 14h às 19h. Para quem não reside em Nova Friburgo, a orientação é acessar o site www.euterpefriburguense.com.br ou ligar para o telefone (22) 2521-1085.

O Projeto “Música e Saber”, realizado pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, é patrocinado pela Funarte e Governo Federal -Ministério da Cultura-; com o co-patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro –Secretaria de Cultura-; apoio cultural da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo; parceria da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense; e co-realização da Sarau Agência de Cultura Brasileira.

Metas do Projeto

O projeto ‘Música e Saber’ tem como meta estimular a prática da música de câmera e instrumental; contribuir para a formação de instrumentistas, através do contato direto com professores de nível reconhecido, oferecendo oportunidade de crescimento técnico-interpretativo; e capacitar agentes culturais locais para a continuidade da formação de novos talentos.

Durante o aprendizado, pretende-se valorizar ainda mais a cultura musical local; assim como recuperar material histórico-musical e formar um banco de partituras; trabalhando, inclusive, a formação de novas platéias, através de apresentações didáticas; e estimular a difusão e divulgação de grupos musicais locais.

O idealizador, coordenador pedagógico do projeto e diretor secretário do SindMusi, Antonio Augusto, é Doutor em História Social pelo IFCS-UFRJ, Mestre em trompa pela Escola de Música da UFRJ e especializado no Royal Welsh College of Music and Drama, Grã-Bretanha. Em seu vasto currículo está a fundação, com outros solistas, do “Art Metal Quinteto”; gravação do CD “Da Renascença ao Jazz” (Velas), em 1995, ocasião em que o jornal O Estado de São Paulo considerou “o melhor lançamento de música instrumental do ano”.

Para Antonio Augusto, “esta é uma oportunidade para os músicos de Friburgo e de cidades vizinhas terem contato com músicos de reconhecida trajetória e nível artístico de excelência. Realizamos esta oficina anteriormente em Barra Mansa e foi muito emocionante ver de um lado a incrível vontade de dividir e passar conhecimento por parte dos professores e a enorme receptividade que os alunos demonstraram. Na realização do concerto de encerramento dos alunos foi incrível poder realizar os resultados alcançados e a alegria de todos por dias tão especiais”.

PROGRAMAÇÃO

CONCERTOS GRATUITOS
Casa da Cultura
Praça Getulio Vargas 89 – Centro – Nova Friburgo - tel.: (22) 2521-1558
Capacidade: 100 lugares

Quarteto Maogani
Um dos grupos instrumentais mais conceituados no cenário musical popular brasileiro, destacando-se cada vez mais por sua produção fonográfica de alta qualidade e por sua presença constante em concertos no Brasil e no exterior.
Data: 3/12 (sexta-feira)
Horário: 21h

Art Metal Quinteto
Raro exemplo de longevidade na música de câmara brasileira. Desfruta a reputação de ser um dos melhores quintetos de metais brasileiro e é reconhecido pela sua virtuosidade, carisma e dedicação em expandir o repertório brasileiro para esta formação.
Data: 4/12 (sábado)
Horário: 20h

Paulo Sergio Santos Trio
Considerado um os maiores clarinetistas do Brasil, com inúmeros CDs e DVDs gravados, o professor Paulo Sergio Santos é graduado na Escola de Música da UFRJ, participou de diversos festivais internacionais e é o mais antigo membro do Quinteto Villa Lobos.
Data: 5/12 (domingo)
Horário: 19h

WORKSHOPS
Casa da Cultura
Praça Getulio Vargas 89 – Centro – Nova Friburgo - tel.: (22)2521-1558
50 vagas

Produção de Projetos Musicais
Professor Alexandre Pimentel - produtor cultural com vasta experiência em consultoria, planejamento e gestão cultural. Atuou em projetos como Escola Portátil de Música, Festivais de Inverno do Rio, Festival Nacional de Choro, Mostra Arte da África Brasil, dentre outros.
Data: 3/12 (sexta-feira)
Horário: 18h30

Produção Fonográfica
Professor Tim Rescala - compositor, pianista, arranjador, autor teatral e ator.
Data: 4/12 (sábado)
Horário: 17h

OFICINAS
S.M.B. Euterpe Friburguense
Av. Euterpe Friburguense 53 - Centro - Nova Friburgo – tel.: (22) 2521-1085
30 vagas

Prática de Grupo de Música InstrumentalProfessor Paulo Sergio Santos - graduado na Escola de Música da UFRJ. Participou de diversos festivais internacionais.
Data: 4 e 5/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h

Metais
Professor João Luiz Areias - primeiro Trombone Assistente da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atua como membro do Board of Advisers da International Trombone Association (2006-2011), onde em 2006 foi convidado a participar do Cramer Trombone Choir no International Trombone Festival in Birminghan.
Data: 4 e 5/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h

Madeiras
Professora Ariane Petri - mestre em Música pela Unirio e fagotista da OSB; e Elione Medeiros, primeiro fagote solo da Orquestra Petrobras Sinfônica e professora de Fagote e Música de Câmera da Unirio.
Data: 4 e 5/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h

OFICINAS
Oficina Escola de Artes
Praça Getúlio Vargas 71 – Centro- Tel.: (22) 2533-1144
30 vagas

Cordas Friccionadas
Professor Nayran Pessanha - regente preparador da Orquestra Jovem da Sinfônica Brasileira e violista do Quarteto Carioca e da OSB.
Data: 4 e 5/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h

Cordas Dedilhadas
Professor Paulo Aragão - integrante do quarteto de violões Maogani. O compositor e violonista Guinga o caracterizou como “o maior arranjador de violão do Brasil de todos os tempos”.
Data: 4 e 5/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h

Arranjos
Professora Bia Paes Leme - arranjadora, compositora e produtora musical, graduada em Composição e mestra em Musicologia pela Uni-Rio.
Data: 4 e 5/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: 9h às 12h e 14h às 16h

Mais informações:
Euterpe Friburguense (22) 2521-1085
Oficina Escola de Artes (22) 2533-1144
Scheila L. Santiago -Ass. Imprensa Local- (22) 9829-9830

Um comentário:

BURBURINHOass.com disse...

Obrigada pela divulgação!