O Centro de Convivência da Feliz Idade foi palco da solenidade de formatura das turmas de 2009 e 2010 da Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, única escola municipal em todo o Estado do Rio, no dia 16. Dezenas de formandos emocionados receberam seus diplomas assistidos por pais, mães, familiares e amigos. A Escola de Enfermagem completou, em 16 de maio, 45 anos de existência, formando profissionais de saúde para Nova Friburgo e outras cidades da região.
O evento foi aberto pela diretora da escola, professora Renata Piera Motroni Almeida destacou aquele momento único, ressaltando que a emoção tomava conta da solenidade.
Vários agradecimentos foram feitos pelos formandos a Deus, aos pais, aos amigos e também aos ausentes. Em seguida, a professora Paula Albuquerque da Silva Frazão, paraninfa, fez seu discurso destacando a forma carinhosa como foi acolhida pelas turmas e ressaltou o papel do professor que vai além de levar conhecimento. A professora afirmou que a profissão de auxiliar e técnico de enfermagem é sublime e edificante; e lembrou que os novos profissionais deverão pautar suas ações sempre pela ética, paciência e empatia no trabalho.
Sob o som da música “Ao mestre com carinho”, a diretora Renata Motroni foi homenageada, recebendo flores do formando Chinaider Eliandre de Oliveira Schimidt. A professora enfermeira Judith Pereira Reis foi outra homenageada, embora não tenha podido comparecer, pelos anos de dedicação à Escola de Enfermagem. A ex-secretária de Educação, professora Ledir Porto, representada pela professora Nazareth, também recebeu homenagem.
Em seguida, a formanda Maria Edith de Santana, oradora, destacou a importância da curso, as amizades surgidas e o trabalho a ser feito, além dos agradecimentos a todos que colaboraram com a caminhada de cada aluno.
Como forma de incentivo, foi entregue menção honrosa à formanda de 2009, Ana Carla Maia Carneiro, e à formanda de 2010, Angélica Torres Tuller. Após a entrega, a diretora Renata Motroni falou da importância da humanização no trabalho e pediu que todos os formandos lembrassem daquela jornada, mas que não parassem ali. “Não parem e não permitam que aqueles que pararam parem vocês”, declarou.
O juramento, momento tão esperado, foi lido pelo formando Rodrigo Sergio Schilini Bonan e repetido por todos os colegas de pé, braço direito estendido. Após o juramento, foi feita a imposição do grau de Téncico de Enfermagem de ambas as turmas, com o recebimento do capelo, para, então, ser realizada a entrega dos certificados.
Encerrando o evento, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, que também representou o prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, falou da importância das formaturas, em todos os níveis, na vida de cada um. Mas declarou que não faria um discurso técnico ou político, mas sim da situação vivida por ele e familiares, desde julho do ano passado quando teve, por várias vezes, que levar seu pai, Filinho Lemos, falecido há três meses, ao Hospital Raul Sertã.
“É óbvio que os médicos foram superimportantes, mas o carinho e o cuidado que os profissionais de enfermagem, auxiliares e técnicos, tiveram com ele, ao longo de todo esse tempo, fizeram com que se ampliasse ainda mais no meu coração o carinho e o cuidado que, hoje, como secretário municipal de Educação, eu e minha equipe continuaremos tendo com a Escola de Enfermagem, oferecendo todo o apoio, para que, não só vocês, mas muitas outras pessoas, que também assumirão essa responsabilidade, possam cuidar bem de todos aqueles que procurem o serviço de saúde. Que vocês tenham no coração a importância dessa profissão. A técnica é fundamental, o conhecimento é fundamental, mas o mais importante é o carinho, o cuidado, o afeto, a humanização do atendimento. Meus parabéns a vocês, muito sucesso e contem com a Secretaria de Educação”, finalizou o secretário Marcelo Verly.
Um comentário:
Como as pessoas interessadas podem fazer para buscar informações e se inscreverem?
Parabéns pelo bom trabalho.
Postar um comentário