Neste período de final de ano muitos friburguenses aproveitam as festividades, os feriados, os recessos ou mesmo as férias para descer a serra e desfrutar alguns dias à beira-mar. Mas quem procura dias de lazer e descanso na praia pode encontrar muitos transtornos como supermercados lotados, falta de estacionamentos, engarrafamentos, interrupção nos serviços de água e luz, entre outros problemas. Ou seja, estas cidades inflam de turistas e nem sempre conseguem suportar a demanda excessiva de pessoas.
Em contrapartida, há quem prefira a tranquilidade das montanhas. Apesar de aparentemente as ruas do centro de Nova Friburgo ficarem vazias neste período entre Natal e Réveillon, turistas procuram o sossego de pousadas e hotéis em localidades mais distantes do município. A rede hoteleira comemora: “Este ano o setor está otimista para o final de ano. Na minha pousada recebemos hóspede das classes A e B, na grande maioria, e para o Réveillon já estamos sem disponibilidade de apartamentos” – comenta Roberto Silveira, proprietário de uma pousada de turismo sustentável localizada na antiga estrada Mury-Lumiar.
A natureza é outro grande atrativo para aqueles que optam pela região serrana. Patricia Gouvêa, administradora de uma pousada ecológica que fica a 20 minutos do centro de Nova Friburgo, fala sobre os encantos de um o Réveillon na serra: “Aqui o turista tem o privilégio de passar os últimos dias de 2010 em meio à natureza. Pode desfrutar de piscinas naturais, tomar uma ducha de cachoeira além de ter contato com espécies nativas como orquídeas e bromélias”.
A administradora diz ainda que, ao contrário do que se imagina, esta época é favorável para o turismo na cidade: “Além do inverno, o verão também é um período de grande procura por hospedagem na serra. Estamos lotados, com 100% de ocupação. Recebemos muitos hóspedes do Rio de Janeiro, pois o calor e o aumento no fluxo de turistas na capital neste período acabam servindo de incentivos para que os cariocas prefiram passar a virada do ano hospedados em pousadas de montanha, onde o clima é mais ameno e a tranquilidade é mais garantida”.
A equipe do Nova Imprensa tentou contato com o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau para saber como o setor hoteleiro da cidade responde a esta procura crescente de turistas. Não obtivemos retorno devido o recesso de final de ano do Convention Bureau, que só irá retomar as atividades no dia 3 de janeiro.
Nova Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário