sábado, 29 de janeiro de 2011

5 mil casas aos desabrigados friburguenses

A presidente Dilma e o governador Sérgio Cabral anunciaram na última quinta-feira, 27, a construção de oito mil casas populares nos municípios serranos devastados pela tragédia climática do dia 12. Deste total, cerca de três mil unidades serão destinadas a Nova Friburgo. Os imóveis na Fazenda da Laje, com toda a infraestrutura pública anexa (escolas, creches, postos de saúde e etc) serão doados para os desabrigados.

A expectativa é que as obras de construção comecem até o início de março. A previsão é que os imóveis possam ser entregues em 12 meses. A prestação de R$ 50 e os moradores ainda receberão subsídio do governo estadual.

Através do programa federal Minha Casa, Minha Vida, a empresa Frienge Engenharia já deu início à construção de mais duas mil casas populares. As obras no lote de 800 imóveis, também na Fazenda da Laje, já foram, inclusive, iniciadas. Outras 400 casas serão erguidas no Parque Maria Tereza e mais 700, no Barroso, em Amparo.

As quase duas mil casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, construídas pela empresa particular, terão subsídio federal e estadual para ajudar os desabrigados e desalojados. As prestações também terão subsídio dos governos estadual e federal e as famílias com renda mensal até três salários mínimos serão incluídas num plano de prestação de R$ 50 mensais.

AVS

O déficit habitacional em Nova Friburgo ainda continuará, haja vista que muitos desabrigados de 2007 ainda estão sem casa.

Em 2009, o nº de inscritos para a casa própria chegou a 8 mil, se não me engano, na cidade.

Agora somemos ao nº de desabrigados dessa tragédia, que está por volta de 5 mil.

Quantas casas ainda irão faltar aos friburguenses sem lar?

Como dizem por aí, tenso!

Nenhum comentário: