segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Em Duas Barras, o reino das folias

Cerca de 40 folias de reis estiveram reunidas, dias 8 e 9 de janeiro, durante o 36º Festival de Folclore de Duas Barras, na região serrana fluminense. Além dos 15 grupos daquele município, a maioria da zona rural, também participaram do festival representantes de Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Nova Friburgo e Três Rios. O evento foi no distrito de Monnerat.

A arte das folias, trazida pelos portugueses e miscigenada com a cultura afro-brasileira, inclui improvisos e os chamados desafios de palhaço – personagem que simboliza o mal e um dos principais responsáveis pela alegria visual e coreográfica dos grupos reiseiros.

A Folia de Reis celebra o nascimento de Cristo, das vésperas do Natal ao fim de janeiro, encenando a peregrinação dos reis magos rumo a Jesus recém-nascido e as peripécias de São José e da Virgem Maria para salvá-lo da tirania de Herodes.

Com este enredo o espetáculo percorre casas e rende louvor ao Jesus menino figurado nos presépios, num ritual retribuído com ceia, prendas ou dinheiro para as atividades da folia. O encontro de Duas Barras é um dos mais tradicionais do estado e já existe desde 1975.


O prefeito Antônio Carlos que em sua juventude foi mestre de Folia de Reis organizada com a participação de um grupo de amigos, todos os anos faz questão de participar dos encontros de Duas Barras e Monnerat.
(Foto: by Mundo Digital)


Em Monnerat, o vice-prefeito Marcos Serpa, o Kinka, faz questão de participar da festa recebendo as folias e coordenando pessoalmente o trabalho de toda sua equipe com reforço da secretaria distrital sob o comando de Amanda Hoeltz.
(Foto: by Mundo Digital).

Nenhum comentário: