segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fim do pistolão

Plano para melhorar educação no estado RJ promete fim de indicações políticas para diretor de escola

O programa de metas que será criado pela Secretaria estadual de Educação para levar o Rio a ficar entre os cinco melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pretende acabar com as indicações políticas de diretores de escolas e coordenadorias regionais.

O plano de metas da educação, que deverá ser anunciado em 15 dias, trará uma nova forma de escolha dos diretores: a meritocracia. Os profissionais com melhor formação acadêmica e experiência vão assumir os cargos. O modelo final, contudo, ainda está sendo preparado por técnicos da Secretaria de Educação e será apresentado ao governador Sérgio Cabral nos próximos dias.

A escolha direta dos diretores de escola sempre foi uma das reivindicações dos estudantes e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), mas sempre esbarrou em decisões contrárias do governo ou em medidas judiciais. O modelo com eleição direta dos diretores chegou a vigorar no Rio entre 1996 e 2001. Em 2003, no entanto, uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a escolha direta.

No ranking do Ideb hoje, o Estado do RJ é o penúltimo na lista, ficando à frente apenas do Piauí.

O Globo

Nenhum comentário: