As secretarias do Ambiente e de Ciência e Tecnologia criarão em breve uma rede de monitoramento de áreas de risco em todo o Estado do Rio de Janeiro, em especial a Região Serrana. No próximo verão, radares meteorológicos estarão operando 24 horas para alertar, até 12 horas antes, sobre a ocorrência de fortes chuvas.
De acordo com a Secretaria do Ambiente, os radares serão instalados em Macaé e Resende, locais estratégicos para detecção de frentes climáticas. Simultaneamente à criação da rede de monitoramento da distância, da intensidade e do avanço das tempestades, será realizado o treinamento das defesas civis municipais para garantir agilidade e eficiência na comunicação dos alertas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Nova Friburgo alcançou 182,8 mm de chuva no dia dos desabamentos (12/01), mas, como essa estação do Inmet só entrou em operação no ano passado, não há uma série de dados para comparação. Entretanto, uma estação antiga, que funcionou na cidade entre 1961 e 2003, marcou como recorde 113 mm em 24 de janeiro de 1964.
Nenhum comentário:
Postar um comentário